Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Projeto São Francisco promove oficinas de saúde em 17 cidades no interior do Nordeste

     Mais de 700 pessoas já foram capacitadas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba 


Jati (CE), 25/7/2013 - O Ministério da Integração Nacional tem capacitado agentes comunitários de saúde, de combate às endemias e lideranças comunitárias para atuarem como multiplicadores de ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde. 
As atividades de capacitação estão ocorrendo, até sexta-feira (26), nos municípios cearenses de Jati, Penaforte e Brejo Santo, em Monte Horebe, na Paraíba, e em Verdejante, em Pernambuco. Desde fevereiro deste ano, mais de 700 pessoas já participaram das atividades em Pernambuco, Ceará e Paraíba. A ação faz parte do conjunto de estratégias ambientais desenvolvidas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco.  

Iniciadas em fevereiro passado, as capacitações direcionadas a agentes de saúde, de combate às endemias e lideranças comunitárias locais passam por 17 municípios da área de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco.  A ação tem o objetivo de qualificar as pessoas em atividades que visam formar multiplicadores das ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde. O calendário de atividades segue até o final do mês de agosto. 
Segundo a enfermeira e coordenadora ambiental e de endemias do município de Jati, Cecília Leite Gomes, após os encontros, o resultado está sendo percebido nos trabalhos com as comunidades envolvidas. “Nos encontros, nós percebemos a importância de repassar as informações para a população”, afirmou. Os trabalhos educativos também foram aprovados pelo agente de saúde da zona rural, Raimundo Inácio da Silva. “Gostei muito porque a gente pegou mais informação para poder repassar para as pessoas”, disse. 
O Ministério da Integração Nacional ainda vai promover três grandes Seminários de Saúde para consolidar as temáticas abordadas durante as capacitações. Também está em construção a “Agenda de Prioridades”. Trata-se de um documento elaborado e validado pelo grupo participante das capacitações, que será entregue aos secretários municipais durante os Seminários. O encontro está previsto para ocorrer em setembro. 
Compostos por quatro módulos, as capacitações discutiram conceitos sobre “Proliferação de Vetores e Acidentes com Animais Peçonhentos”, “Saneamento Ambiental, Doenças de Veiculação Hídrica e Efeitos Danosos dos Agrotóxicos”, e “Gravidez na Adolescência, DST/AIDS e Prevenção à Violência”. 

Fascículos – Durante as oficinas também foi distribuído para cada participante um kit contendo cinco livretos com informações referentes às atividades em saúde. De linguagem simples e ilustrações que remetem ao cotidiano do povo nordestino, o material, elaborado pela equipe multidisciplinar do Projeto São Francisco, caiu no gosto do público. “Os livrinhos tem linguagem clara, popular, que a gente usa com a comunidade. Só veio melhorar o nosso trabalho”, afirmou a agente de saúde Maria Verônica Gomes.
Programas Ambientais - O Ministério da Integração Nacional desenvolve 38 estratégias ambientais com objetivo de reduzir, compensar e mitigar os impactos ambientais provocados pela implantação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco. 
A maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto São Francisco, emprega mais de 5,8 mil trabalhadores. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o empreendimento levará água potável a mais de 12 milhões de brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Para garantir um novo futuro de segurança hídrica ao semiárido brasileiro, o Governo Federal está investindo em várias outras obras estruturantes que somam mais de R$ 30 bilhões.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Ministério da Integração Nacional Assessoria de Comunicação Social