Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Secretaria de Saúde de Pernambuco garante funcionamento de hospitais no dia da paralisação nacional

hospital funciona
Embora a Secretaria de Saúde de Pernambuco afirme que os hospitais públicos do Estado irão funcionar normalmente nesta quinta-feira (11), a diretoria do Sindicato dos Servidores da Saúde de Pernambuco (Sindsaúde-PE) anunciou que os profissionais devem participar da paralisação nacional de 24h em apoio ao Dia de Luta dos Trabalhadores.
Segundo o diretor jurídico do Sindsaúde, Sandro Luís, a partir da 0h desta quinta serão suspensos todos os serviços ambulatoriais e eletivos em hospitais e postos da rede pública. “Serão mantidos apenas os 30% dos serviços essenciais, como as emergências”, explicou. O Sindsaúde representa todos os profissionais que atuam na rede pública, exceto os médicos, que possui sindicato próprio. São filiados ao Sindsaúde enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, biomédicos, nutricionistas, entre outros.

Já a Secretaria de Saúde do Estado informou que não foi notificada oficialmente sobre a paralisação e espera que os seus servidores trabalhem normalmente. Quando questionado sobre a ausência de notificação, o diretor jurídico do SindSaúde informou que, por se tratar de um movimento nacional e organizado pelas centrais sindicais, quem informou ao Governo sobre a paralisação foi a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE). “O Governo foi avisado pelas centrais e pela CUT. Este movimento vem sendo bastante divulgado”, explicou.
Os médicos do Estado deverão trabalhar normalmente nesta quinta, de acordo com Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A categoria, que decretou estado de greve nessa segunda-feira (8), acompanhando movimento nacional, em reação aos últimos anúncios do Governo Federal (como contratação de médicos estrangeiros e ampliação da duração do curso de medicina), decidiu aguardar as negociações com o Governo e não aderir ao Dia de Luta dos Trabalhadores.
A decisão pela greve só será tomada após o resultado da reunião da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), prevista para esta quinta (11), em Brasília. Os médicos pernambucanos também voltam a se reunir em assembleia na próxima segunda-feira (15) para definir estratégias do movimento no Estado.
Entre as reivindicações da categoria, estão a destinação de 10% da receita bruta do País para a saúde pública, criação de um plano de carreira para a profissão, realização de concurso público e a manutenção do Revalida, exame de proficiência para médicos formados no exterior. As informações são do NE10.
Blog: O Povo com a Notícia