Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SERRA TALHADA APOSTA NO PLANTIO DA PALMA PARA CONVIVER COM A SECA


Serra Talhada, no interior do Estado, a 419 km do Recife, se prepara para ganhar uma sementeira gigante, com capacidade inicial para 50 mil mudas de plantas típicas do bioma caatinga. A iniciativa faz parte do projeto “Palma para Todos”, da Secretaria de Agricultura Familiar do município, que visa fortalecer a alimentação do gado leiteiro na zona rural através da preservação e o cultivo da palma forrageira nas espécies “mexicana” e “orelha de elefante”.

A iniciativa, que deve atender cerca de 3 mil famílias do campo, faz parte das ações do Plano Municipal de Convivência com o Semiárido inaugurado pelo prefeito Luciano Duque (PT). A palma, espécie característica na região, é rica em água e chegou a ser quase dizimada em boa parte das cidades do interior do Estado devido a praga da Cochonilha do Carmin, somada aos efeitos da seca. O projeto da sementeira conta com apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que doou 2 mil mudas à prefeitura.
Neste momento, a missão dos técnicos agrícolas está sendo a de multiplicar a quantidade de mudas existentes através do manejo da palma. Nesta ação, uma só “raquete” da planta é fatiada em até oito pedaços, que são plantados em covas adubadas com expectativa de germinarem em até 90 dias. A partir daí, a intenção do governo municipal é doar, na fase adulta, a palma forrageira para os agricultores plantarem também em suas propriedades, incentivo o manejo sustentável.

“Vamos preparar um cadastro social para identificar as famílias que receberão as espécies, ensinar a técnica de cultivo, oferecer assistência e acompanhamento”, garante o secretário de Agricultura Familiar, José Pereira, afirmando que o objetivo da sua pasta é montar a maior sementeira do interior do Estado além de recuperar boa parte da palma que morreu na região. Na sementeira também estão sendo plantadas outras espécies e cada cidadão interessado tem direito a levar até cinco plantas para casa gratuitamente.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Júnior Finfa