Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sertão do Pajeú recebe a Semana de Direitos Humanos

Durante esta semana, equipes da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado realizam um verdadeiro mutirão de cidadania na região, com atividades que vão desde a emissão da documentação básica a um mutirão de Penas Alternativas
 A região do Sertão do Pajeú é o próximo destino das Semanas de Direitos Humanos, a partir desta segunda-feira 08 até a sexta-feira 12 de julho. A iniciativa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), desde o mês de março já passou pelos Sertões do Araripe, Central e do São Francisco, além do Agreste Meridional, Setentrional e Mata Norte, com ações de cidadania para a população e formação e sensibilização voltada a rede parceira de atendimento.

O objetivo das Semanas é dar maior visibilidade às ações de direitos humanos, através da realização de oficinas, seminário, palestras, atendimento a reeducandos, mutirão de penas alternativas, documentação gratuita e outras atividades, que vão percorrer, ao todo, as 12 Regiões de Desenvolvimento.
No primeiro dia de atividades, segunda-feira (08), o Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) realiza debate sobre “Direitos Humanos e a Pessoa Idosa” nos municípios de Flores e Quixabá, respectivamente. Também ocorre um trabalho de ouvidas e distribuição da cartilha da pessoa presa na cadeia pública de Serra Talhada e diálogo promovido pela Gerência de Prevenção e Mediação de Conflitos (GPMC) sobre mediação de conflitos com municípios da região.
Ao longo da semana as ações dividem-se, entre outras atividades, no mutirão de penas alternativas na comarca de Afogados da Ingazeira, onde na ocasião serão julgados 100 processos acumulados referentes a Crimes de Menor Potencial Ofensivo;apresentação teatral do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH); emissão gratuita de documentação no Quilombo Abelha e nos Assentamentos Rosário e Bom Nome; além de oficinas de sensibilização e a exposição “Anistia e Democracia: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” que retrata em painéis fotográficos momentos marcantes a época da ditadura.
A Semana de Direitos Humanos do Sertão do Pajeú segue até a sexta-feira (12) com a realização do XXVIII Seminário Regional: Pernambuco Pelos Direitos Humanos, em Serra Talhada. As atividades são voltadas para a sociedade civil e redes parceiras. A programação completa da Semana está disponível no site www.sedsdh.pe.gov.br.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog Vinícius de Santana