Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tribunal de Justiça de Pernambuco pretende julgar, até o fim do ano, 2.235 processos de improbidade administrativa

 
Corregedor Frederico Neves informa que o TJPE deve 
julgar 2.235 processos de improbidade administrativa neste ano. 


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pretende julgar, até o fim do ano, 2.235 processos de improbidade administrativa e de crimes contra administração pública. Os alvos da corte são as ações impetradas até 2011, que integram a Meta 18, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O tema será exposto, hoje e amanhã, em Garanhuns, no primeiro dos quatro encontros com juízes e servidores promovidos pelo Judiciário. O evento será aberto pelo conselheiro do CNJ, Wellington Cabral Saraiva. Os próximos encontros vão ocorrer em Salgueiro, Caruaru e Petrolina.
A Meta 18 foi estabelecida em novembro de 2012. Na época, estavam pendentes para julgamento, em Pernambuco, 2.845 processos, sendo 622 ações de improbidade administrativa e 2.223 ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública. Atualmente são 2.235 processos, 536 por improbidade e 1.699 de crimes contra a administração pública.

De acordo com corregedor do Tribunal de Justiça, Frederico Neves, o órgão vem se empenhando para cumprir a Meta 18. “Fizemos um levantamento inicial dos processos alcançados por ela e em seguida criamos um sistema informatizado de acompanhamento processual para auxiliar os juízes. Além disso, abrimos um canal de comunicação com e-mail específico para que os magistrados tirem suas dúvidas em relação à Meta 18. A próxima ação será a realização destes encontros regionais visando o combate à corrupção”, explicou.

Neves também destacou o momento sócio-político atual e disse que os protestos ocorridos em todo o país nas últimas semanas demonstram uma cobrança maior da população em relação aos agentes públicos. “Os últimos acontecimentos revelam que a sociedade está atenta, ciente de seus direitos e acompanhando de perto a atuação dos agentes públicos em geral. Por isso, nós precisamos dar continuidade ao nosso trabalho. O firme combate à improbidade administrativa e aos crimes contra a administração pública é algo que se impõe, cabendo ao Poder Judiciário punir exemplarmente este tipo de delito”, afirmou.


Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Diário de Pernambuco