Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tucanos tiram projeto da cura gay de pauta. Feliciano promete voltar com projeto

1340808714234-cura-gay
                Depois de muita polêmica, os tucanos acordaram para Jesus.
Nesta quarta-feira, o deputado federal João Campos, do PSDB-GO, anunciou que retirou da pauta da Câmara, nesta terça-feira (2), o projeto da polêmica “Cura Gay”, que é de sua autoria. O pedido foi feito pelo seu partido.
O deputado federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Marco Feliciano, reagiu com ironia pelas redes sociais. “O projeto voltará na próxima legislatura quando teremos um número maior de deputados evangélicos”, afirmou.
O texto aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias revoga alguns dispositivos de resolução do Conselho Federal de Psicologia, em vigor desde 1999, para impedir tratamentos que tentem mudar a orientação sexual dos pacientes e atribui caráter patológico (de doença) à homossexualidade.

No meio das manifestações de rua pelo Brasil, possivelmente calculando mais exposição pública, o projeto foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, presidida pelo Pastor Marco Feliciano. O projeto seguiria ainda para a Comissão de Constituição e Justiça, onde não tinha muitas chances de aprovação.
O presidente e líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), iria apresentar um requerimento para aprovar em regime de urgência o projeto. Se aprovada a urgência, o texto segue direto para o plenário, sem passar pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição, Justiça e Cidadania.
Nesta semana, o governo também mobilizou os aliados para a rejeição da proposta e para pôr em discussão em breve o texto que criminaliza a homofobia. A expectativa dos governistas é que o projeto, que promete a reversão da orientação sexual por intermédio de tratamento psicológico, seja rejeitado por ampla maioria na votação do dia 3.
A rejeição do projeto dependia da maioria simples dos votos.
Nesta semana, a ministra Maria do Rosário também já havia ditop que o importante era rejeitar e impedir que o projeto permaneça tramitando na Casa.
No último dia 28, a presidenta Dilma Rousseff já havia se reunido com representantes dos gays, bissexuais, travestis e transexuais e lésbicas, no Palácio do Planalto. Na reunião, os representantes do segmento pediram o apoio do governo para impedir a aprovação do projeto sobre a “cura gay”, assim como reivindicaram a implementação de medidas que criminalizam a homofobia.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Portal Nayn Neto