Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Adolescente vive drama após fraturar coluna durante etapa do Estadual de Jiu-Jitsu

 Reprodução / Facebook
O lutador de jiu-jítsu Gabriel Diniz, de 15 anos, vem vivendo um drama. Natural de Alegre, o atleta disputava, no dia 4 de agosto, a segunda etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jítsu, no Ginásio do DED, em Vitória, quando foi atingido por um ”bate-estaca”, golpe que lhe tirou da luta e o levou direto para o hospital (veja vídeo no final da matéria).


O adversário, de 23 anos, levantou Gabriel e o atirou contra o chão, o que fez o lutador fraturar a terceira e a quarta vértebras.

O atleta foi levado ao hospital imediatamente e, desde então, já passou por duas cirurgias. No entanto, só mexe os ombros e está com pequena sensibilidade nos pés.

De acordo com a mãe do lutador, Brisa Carvalho, na primeira cirurgia, um dia depois do acidente, os médicos alinharam a coluna de Gabriel e colocaram uma placa em seu pescoço. A segunda operação foi feita para retirar fragmentos ósseos do local lesionado. Mesmo ainda sem saber se ficará completamente recuperado, Brisa Carvalho garante que o jovem já fala em voltar a lutar.

“Ele não move os braços nem as pernas, mas os médicos ainda não dão certeza de nada. Eles (os médicos) falam para a gente que só o tempo vai dizer se o Gabriel vai poder voltar a andar”, disse a mãe do lutador.

“Ele está reagindo bem e nós estamos pedindo a Deus para tudo dar certo. Ele fala que ainda vai voltar a lutar e ser campeão. Por mim, também acredito que ele vai voltar”, completou Brisa.
A assessoria do Vila Velha Hospital, onde Gabriel está internado, informou que ainda não há um diagnóstico definitivo sobre a gravidade da lesão sofrida pelo lutador.

“O estado do Gabriel é estável, porém grave. Ele está em período de observação e quarta-feira teremos outro diagnóstico. Por enquanto só poderemos falar isso”, explicou o assessor de imprensa do hospital, Marcos Rosemberg.

Atenção: as cenas são fortes:



Jovem tem esperança de ser transferido de hospital e voltar a andar 

Cesinha Fernandes/TV Gazeta
Internado desde o dia 4 de agosto, quando teve grave lesão em duas vértebras após golpe sofrido durante o Estadual de Jiu-Jítsu, o lutador Gabriel Diniz conversou rapidamente com A GAZETA, na tarde desta segunda-feira, por telefone.

Ainda sem os movimentos do corpo do pescoço para baixo, o lutador revelou o desejo de ser transferido para Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília (DF) ou Belo Horizonte (MG), referência em tratamento de problemas de coluna. 

“Estou me sentindo bem, mas só o Sarah (hospital) poderá cuidar do meu problema. Meu medo é que haja demora. Isso tem que acontecer logo. Senão posso não voltar a andar”, disse Gabriel.
Apesar da lesão, Gabriel, que tem idade de juvenil, mas luta pela categoria adulto, acredita que seu oponente não teve a intenção de machucá-lo quando aplicou o golpe.

No entanto, o lutador pede punição para que isso não aconteça com outros atletas. 

“Ele não fez isso por querer, imaginando que iria me deixar em uma cama de hospital. Mas acabou vencendo a categoria adulto peso azul pena. Foi um golpe ilegal e ele tem que ser punido para que não aconteça isso em outras disputas”, disse o lutador, que, em função da derrota, ficou com a medalha de bronze nessa etapa do Estadual.

Lutas de adultos contra adolescentes serão proibidas

Apesar de ter apenas 15 anos e ser da categoria juvenil, Gabriel Diniz lutava com frequência contra adversários bem mais velhos, da categoria adulta, que vai de 18 a 30 anos.

No último dia 4, porém, a diferença de força para um adversário de 23 anos fez Gabriel ser levantado pelas pernas e arremessado contra o chão, de cabeça, sofrendo fratura no pescoço e estando internado desde então.

A partir de agora, porém, a Federação de Jiu-Jítsu do Espírito Santo (Fejjes) promete rever a forma de disputa das competições no Estado para evitar confrontos entre lutadores de categorias diferentes.

“Seguiremos o conselho da Confederação Brasileira e não vamos permitir mais essas lutas”, disse o presidente da Fejjes, Agnaldo Goes.

O dirigente admite que adolescentes não estão preparados para enfrentar lutadores adultos.
“É prejudicial para um adolescente competir com um atleta mais velho. Quem tem 15, 16 anos, como o Gabriel, ainda está em formação. Não tem estrutura óssea. O adversário dele tinha 23, 24 anos, já com o corpo formado. A diferença de força é absurda”, reconheceu Agnaldo Goes.

No hospital, Gabriel Diniz agradeceu as mensagens de apoio: “Quero agradecer a todo mundo que está rezando por mim. Espero me recuperar logo e poder voltar aos tatames”.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Gazeta/youtube