Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Agricultura irrigada muda vidas no nordeste com geração de emprego e renda

A produtora agrícola Ana dos Santos, 56 anos, mora em Petrolina (PE) há 28 anos. Ela nasceu e cresceu no município de Simões, no Piauí, e mudou-se para Pernambuco com a família em busca de uma vida melhor.  Conhecida como dona Ana, atualmente possui a fazenda Lorena, que produz e comercializa uvas finas de mesa para o Brasil e a Europa.
“Hoje a minha vida mudou, e para melhor. Quando não chovia a coisa ficava difícil e com a agricultura irrigada não sofremos mais disso. Temos como comercializar, gerando emprego e renda”, disse a produtora, que emprega em seus pomares cerca de 40 trabalhadores.
O terreno da fazenda está localizado nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco, especificamente no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. A área já apresenta mais de 100.000 hectares de terra irrigada, entre projetos públicos e privados, e é considerado o maior polo de fruticultura irrigada do país e o principal em atividade no Nordeste.

Na região, também se encontram os perímetros irrigados Maria Tereza e Bebedouro, todos gerenciados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
Fruticultura – Em Pernambuco, o chamado ‘Polo de Petrolina e Juazeiro’ é formado pelos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó. A parte baiana, por sua vez, engloba as cidades de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Curaçá.
Por lá, as plantações de uva, manga e goiaba estão em alta e em grande parte voltadas para a exportação. Além delas, os pomares irrigados da região são cobertos por outras 45 diferentes culturas. Do total da área irrigável, 5.446,83 hectares pertencem à faixa Maria Tereza, onde 352 empresas exploram a área. Ao todo, são 1.942 pequenos produtores, com lotes familiares.
O mercado de frutas no Brasil movimenta cerca de 100 milhões de dólares por ano e a uva é uma das culturas que mais gera emprego no país. “Sempre estamos precisando de uma quantidade grande de pessoas para trabalhar. Por aqui, sempre chega gente nova de outros estados, até mesmo do mundo”, explica dona Ana, ressaltando que a região é bastante atrativa.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Ministério da Integração Nacional Assessoria de Comunicação Social