Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 18 de agosto de 2013

Diferentemente de Belém o TCE recomenda a aprovação das contas do ex Prefeito Pedro Freire referente ao exercício financeiro de 2011

Sob o incrédulo dos cidadãos belemitas, o tema rejeição de contas tem sido um ponto bastante discutido por cidadãos, políticos e principalmente pelos vereadores que fazem parte dos dois tradicionais grupos que comandam o município.
Com esta discussão tornou-se comum ouvir pelas ruas, emissoras de rádios e no próprio plenário da Câmara de Vereadores, discurso tipo: “Rejeição de contas é coisa normal, acontece em todas as cidades”. Isto foi o que ouvimos a exaustão durante as últimas semanas.

Ocorre que isto não é verdade, já que em Terra Nova, local onde nasci e vivi muito tempo, que possui uma das menores áreas territorial do estado, cuja população é a metade da de Belém, que não recebe royalties da Chesf, sem faculdades, rio e ilhas, ensina-se que o prefeito que sai não pode deixar débito para o seu sucessor, pois se não o povo fala e fala com muita propriedade.
Ainda assim, os políticos de Terra Nova, especialmente uma boa parte dos seus ex-prefeitos deixaram como exemplos prestações de contas que o próprio Tribunal recomenda as suas aprovações, fato que aconteceu recentemente com o ex-prefeito Pedro Freire de Carvalho, que ao governar o município por oito anos, saiu deixando suas contas em dia, já que o Tribunal de Contas do Estado expediu parecer recomendando a aprovação destas referentes ao exercício 2011, o que não aconteceu com relação a Belém do São Francisco.
Com o fato, quero registrar meu orgulho com os políticos da minha querida terra, especialmente com relação ao ex-prefeito Pedro Freire, a quem sempre fiz oposição, embora não tenha ali um só voto.
Esta satisfação com o comportamento administrativo do ex-prefeito tem mais significado ainda quando se sabe que ele é um homem de pouco conhecimento, já que o que sabe aprendeu no mundo da vida, mas mesmo assim paga em dias os compromissos assumidos, os fornecedores, os salários dos funcionários, as gratificações e o décimo terceiro, e para isto ouvi por várias vezes a convocação do prefeito Pedro, através de carros de sons, para que os interessados comparecessem a prefeitura para receberem o que era de direito.
Outra atitude tomada por Pedro foi à coragem que teve ao romper com seus próprios tios, três deles ex-prefeitos, de romper com seus próprios primos, alguns deles ex-prefeito também e médicos, e mesmo assim ao lançar seu candidato esmagou o adversário que possuía todo aparato familiar em seu favor.
É por isso que já se fala que Pedro pretende lançar a esposa como candidata a Prefeita de Terra Nova, enquanto ele deverá disputar o mesmo cargo na cidade de Parnamirim.
Diante, pois do parecer do TCE, a Câmara Municipal de Vereadores de Terra Nova aprovou nessa última semana, em sessão ordinária, as contas referidas, o que fez por ser de inteira justiça.
Uma coisa, porém chama atenção em tudo isso, o contador da Prefeitura de Terra Nova é o mesmo da Prefeitura de Belém do São Francisco, que, aliás, de tão competente que é, ocupa hoje a função de Secretário de Finanças de Boa Vista, capital do estado do Roraima, de quem também foi Controlador Geral.
Sendo assim, alguma coisa encontra-se errada.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Tadeu Sá – Escrito por Tadeu Sá