Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 17 de agosto de 2013

Ministério da Saúde lança campanha para atualizar a vacinação de crianças

vacinaçao paralisia-5
Para ampliar a cobertura vacinal das crianças, será realizada uma campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação. A atividade será executada do sábado (24) a 30 deste mês, sendo 24 o dia de divulgação e mobilização nacional. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, tais como BCG, contra hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde, em conjunto com secretarias estaduais e municipais de saúde.
A ação é dirigida às crianças menores de cinco anos. Os pais devem levar as crianças aos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), lembrando de levar também a caderneta. Quem não tiver o documento, os profissionais de saúde ainda assim poderão avaliar as crianças. Caso o posto não tenha o registro da criança, os profissionais de saúde seguem o protocolo do Ministério da Saúde, com as recomendações sobre o processo de atualização das vacinas, de acordo com faixa etária.

Para a realização da campanha, foi disponibilizado aos estados e municípios R$ 18,6 milhões. A campanha envolve 34 mil postos fixos de vacinação – além dos volantes – e 350 mil profissionais de saúde, além da utilização de cerca de 40 mil veículos. A partir deste domingo (18) serão veiculados vídeo e jingles para divulgação da campanha em emissoras de TVs abertas e fechadas e nas rádios. Também foram produzidas peças para divulgação na internet, mídia indoor e mídia exterior, além de materiais gráficos.
Recebem reforço as crianças residentes em municípios das Regiões Norte e Nordeste e outros prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os pequenos de seis meses a menores de cinco anos de idade receberão a suplementação de vitamina ‘A.A’, com megadoses de vitamina ‘A’. O suplemento contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina ‘A’ também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde. As informações são Folha de Pernambuco.
Blog: O Povo com a Notícia