Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 17 de agosto de 2013

Pelo celular: ‘Rastreador de namorado’ promete ‘vigiar’ parceiro

rastreador-de-namorado-2-2-s-307x512
O nome deste novo app para Android não deixa dúvidas sobre sua função. O “Rastreador de namorado” é uma ferramenta para você vigiar seu (sua) namorado(a). “Faça seu namorado levar um detetive no bolso: instale o Rastreador no celular dele. Receba mensagens, localizações e ouça o que acontece ao redor”, diz a descrição do serviço.
Após instalar gratuitamente a ferramenta no smartphone da cara-metade, o usuário passa a receber mensagens que informam a localização da pessoa amada, mostra os torpedos que ela envia ou recebe e os números de telefone para o qual tem ligado. Dá até para ouvir o que está se passando no entorno dele. É possível ver o app funcionando na prática em um vídeo do YouTube.
“Um comando seu e o celular dele te liga sozinho. E você ouve tudo”, explica o site oficial do aplicativo. O rastreador foi desenvolvido pelos paulistas Danilo Cruz e Matheus Grijó, que trabalham com criação de aplicativos.

“O Matheus já desenvolvia ferramentas de localização para o setor de segurança, mas as amigas viviam pedindo para usar os aplicativos para monitorar os namorados. Então ele teve a ideia de criar um serviço voltado para esse público e me chamou para ampliar os serviços”, conta Danilo, de 27 anos, que desenvolve games e aplicativos para aparelhos móveis.
Apesar de muitos usuários não acreditarem, o criador garante que tudo funciona perfeitamente. “Testamos amplamente o serviço, e todo mundo que instala o aplicativo se surpreende com a capacidade. A namorada fica sabendo até quando o cara desliga o celular”, comenta.
O app, aliás, pode ser usado por homens e mulheres. Danilo diz que o título “Rastreador de namorado” foi escolhido apenas para criar um “direcionamento de público”. “Hoje, o número de mulheres que fazem o download é quase igual ao número de homens. Mas eles têm mais vergonha de confessar”, observa o especialista em computação.
O serviço está gerando bochicho nas redes sociais, pois a maior parte dos internautas acha que ele é uma invasão de privacidade e que só amplifica o ciúme de quem o utiliza. Na versão gratuita do dedo-duro virtual, que pode ser baixada pelo Google Play, o investigado recebe notificações que avisam quando a companheira recebe alguma informação sobre seu paradeiro. Porém, o site do aplicativo oferece também uma versão paga secreta, cuja assinatura mensal custa R$ 4,99.
“Nessa versão, o aplicativo fica oculto no celular. Os dados do usuário são enviados sem que ele seja notificado”, diz Danilo, rebatendo as críticas de quem reclama da invasão de privacidade. – Nós recomendamos que o aplicativo seja instalado com o consentimento do namorado ou da namorada. Mas isso fica a critério de quem usa a ferramenta. É mesma coisa de usar caneta espiã, com câmera. O responsável pelo flagra é o comprador, não o fabricante.
Por enquanto, o serviço está disponível apenas para o sistema Android. A equipe estuda a possibilidade de desenvolver uma versão para o Windows Phone. Já os usuários de iPhone não terão sua chance de espionar a vida alheia.
“Muita gente também escreve pedindo que o serviço seja estendido para o What’s App e para as mensagens do Facebook, mas, infelizmente, não dá para ser feito. Um aplicativo não pode interferir em outro, apenas no sistema fixo do aparelho”, explicou Danilo. As informações são do O Globo.
Blog: O Povo com a Notícia