Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ProRural promove capacitação em informática para representantes de quilombolas em Arcoverde e região

Noções de uso e manuseio dos sistemas operacionais, acesso à internet, gestão dos equipamentos de informática, estes e outros assuntos relacionados à comunicação digital, estão sendo apresentados nas aulas que representantes de comunidades quilombolas de Pernambuco participam a partir desta semana até o início do próximo mês.
Nos dias 26 a 30 de agosto as aulas serão ministradas em Arcoverde, na Fundação Terra.
O curso de informática faz parte das ações do Projeto de Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas, executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural. A iniciativa prevê a inclusão das comunidades quilombolas, através da promoção da qualificação e o fortalecimento dos remanescentes de quilombos, facilitando o acesso às políticas públicas.
Em Pernambuco existem 107 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. De acordo com o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, a grande maioria desses grupos tem dificuldades de acesso às informações que lhes permitam decidir por ações e projetos que garantam o seu direito de cidadão e o respeito a seus valores culturais. “Este projeto prevê a qualificação das comunidades cuja inovação consiste na construção de mecanismos de implementação centrados na organização dos beneficiários para que possam estabelecer diálogos com as instâncias públicas e privadas”, explica.

A fim de atender comunidades quilombolas de todo o Estado, os cursos acontecerão em locais estratégicos onde existe a maior concentração de comunidades quilombolas atendidas pelo Projeto. De acordo com a coordenação da capacitação, o universo a ser atingido com a realização dos encontros é de aproximadamente noventa quilombolas, correspondendo a dois participantes por comunidade. Até esta sexta (23), o curso ocorre no município de Salgueiro, no Sertão Central. Nas próximas semanas, as aulas serão ministradas em Caruaru, conforme calendário abaixo.

-Sertão do São Francisco
19 a 23 de Agosto
Campus UPE -  Salgueiro

-Sertão do Pajeú e Moxotó
26 a 30 de Agosto
Fundação Terra -  São Cristovão - Arcoverde

-Agreste, Zona da Mata Norte, Sul e RMR
2 a 6 de setembro
Obra Kolping -  São Francisco - Caruaru
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Arcoverde News