Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Salgueiro e Petrolina são destaques no Sertão pelo maior índice de matrículas no Pronatec

Banner PRONATEC
Os municípios de Salgueiro, no Sertão Central, e Petrolina na região do São Francisco, tem se destacado, depois da capital,  por incrementar Io competitivo mercado de trabalho através de ações de política públicas voltadas para a qualificação profissional, fomentando a geração de renda e oportunidades. Os resultados são tão positivos que entre 20 municípios do Estado, incluindo Recife,  Petrolina ocupa o 2º lugar e Salgueiro figura em  3ª posição, com o maior número de matrículas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado ao público do Plano Brasil Sem Miséria.
Entre os anos de 2012 até agosto de 2013, só em Salgueiro foram matriculados mais de 3 mil pessoas de baixa renda que buscaram uma formação ou qualificação profissional através de 55 cursos escolhidos de acordo com a realidade do município e região. São cursos para formação de agricultor familiar, desenhista de topografia, auxiliar de pessoal, mecânica de motocicleta, passando por agente comunitário de saúde, de proteção social, cuidador infantil, entre outros. Os dados, atualizados até o dia 9 de agosto, foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O prefeito de Salgueiro Marcones Sá, ressaltou que o grande desafio do município é qualificação profissional. Para ele, preparar a população, principalmente a juventude, as mulheres e todos os trabalhadores para a competitividade do mercado de trabalho que hoje está sendo consolidado em Salgueiro são fundamentais para o fortalecimento do mercado a abertura de oportunidades.
“O que mais a gente tem feito é correr atrás de parceria e uma das grandes parcerias é o sistema do Pronatec coordenado pelo Ministério da Educação que aqui em Salgueiro se traduz na parceria através do Sest/Senat, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Senai e Senac. E ai a gente tem dado uma grande guinada nesse caminho da qualificação. Nós estamos no ranking como 3º município do estado que mais qualificou. Esse é o desafio e essa é a grande resposta pra que possamos garantir a qualidade e a melhoria no emprego que está surgindo na cidade de Salgueiro e para ter competitividade com qualidade tem que ter conhecimento. Estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em Salgueiro, a Prefeitura coordenada ações e demandas do programa com uma série de atribuições  como a realização do primeiro acesso no Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional Tecnologica(Sistec), cadastro de assessores no SISTEC e  negociação  com as unidades ofertantes de vagas e cursos de qualificação para o município, com apoio do Governo Estadual.
Blog: O Povo com a Notícia