Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Serra Talhada: Obras de perfuração de poços irão atender cerca de 500 famílias


Cerca de 500 famílias serão beneficiadas com uma operação de perfuração de poços lançada pela Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Agricultura Familiar em parceria com o Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas). A iniciativa começou este mês com a perfuração de quatro poços artesianos nas comunidades de Aldeota, Canafístula e Salgadinho, na zona rural. Ao todo, a expectativa do governo é perfurar 30 poços, com cerca de 45 metros cada, em um mês.
O secretário de Agricultura, José Pereira, detalha a parceria realizada junto ao Dnocs afirmando que a prefeitura irá pagar a mão de obra e o combustível da máquina perfuratriz, cedida ao município pelo órgão federal. O quarto poço foi ativado ontem quinta-feira (15), na fazenda Salgadinho.

“Nessa operação, nós firmamos parceria também com os donos das propriedades, que assinam um termo de servidão pública doando a área que abrange o poço que vai servir à população”, relata José Pereira. O secretário comenta que vai tentar expandir o número de perfurações para 40.
Para o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, a iniciativa representa o início de um amplo projeto de incentivo à cultura irrigada nos povoados rurais de Serra Talhada. Duque frisa que a operação faz parte de uma série de ações e projetos tocados dentro do Plano Municipal de Convivência com a Seca, lançado em janeiro deste ano.
“Mais uma vez, contamos com a parceria do Dnocs que vem nos ajudando a investir no fortalecimento da zona rural. Essas parcerias são importantíssimas porque estão ajudando a diminuir os efeitos da seca e nos dando mais condições para executar uma política de convívio com a seca e não de combate à estiagem”, disse Duque.
AÇÕES
O Governo Municipal vem atuando pesado na zona rural. Através da Secretaria de Agricultura Familiar contabiliza lançamento de programas vitais para o fortalecimento do homem do campo, como por exemplo, o “Leite de Serra – Programa Balde Cheio”; “Canteiro de Latada”; “Palma para Todos”, “Algodão Aroeira”, eletrificação da barragem de Serrinha e ações de melhoramento das estradas vicinais. (Assessoria)
Blog: O Povo com a Notícia