Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 7 de setembro de 2013

7 DE SETEMBRO - Hino Nacional: as difíceis estrofes da história de amor à Pátria

O Hino Nacional. Cantado por muitos, entendido por poucos. A única certeza para quem proclama sua letra é o orgulho de ser brasileiro. Se não o orgulho, a esperança de um País melhor. Neste 7 de setembro, Dia da Independência, estes cinquenta versos de amor à Pátria ganham ainda mais sentido. Escrito por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909 como complemento à composição musical feita pelo maestro Francisco Manuel da Silva em 1822, o hino nacional foi oficializado em 1922 no primeiro centenário da Independência Brasileira.

Desde então, letra e melodia povoam o imaginário brasileiro. Em coro, as palavras parecem sair involuntariamente. Quando se canta sozinho, os versos fogem à cabeça. Talvez pelo vocabulário rebuscado e as diversas inversões sintáticas espalhadas pelas estrofes construídas milimetricamente. Mas, quando interpretado, o hino traduz a expressão máxima de nossa identidade. Confira na videorreportagem do NE10:
HISTÓRIA - A canção esconde - além das expressões desconhecidas - em suas duas partes uma relevância histórica. "Escrita no início da Républica Brasileira, mostra a busca pela identidade política nacional. Faz referências ao próprio fato histórico, quando cita o Rio Ipiranga, onde Dom Pedro I, após receber as mensagens do decreto de Portugal, toma a decisão da Independência", pontua a professora de história Silvia Meira.

Outra curiosidade nos fatos que levaram à oficialização do atual Hino Nacional brasileiro é que música e letra foram compostas em épocas diferentes. "A música do maestro Francisco Manoel da Silva data do século 19, ainda na época da Independência. Era como se fosse uma marcha tocada por bandas para celebrar a emancipação política do Brasil. Dependendo da ocasião, eram inseridos pequenos trechos (aleatórios), mas ainda não era o hino oficial", explica.

A letra foi caracterizada como definitiva pelo decreto nº 4.559 de 21 de agosto de 1922, pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializada pela lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971.

                         independencia_ou_morte_pedro_americo_470 
Fatos históricos que desencadearam a libertação do Brasil não se resumem apenas ao dia da Proclamação da Independência (Foto: Reprodução da Internet)
A historiadora, no entanto, ressalta que o período narrado na canção não se resume apenas ao dia da Proclamação da Independência de fato. "A independência não pode ser compreendida como um dia. Existe todo um encadeamento de situações. É preciso fazer uma leitura crítica do hino para que a sociedade compreenda o contexto histórico e possa refletir o quanto mudamos a partir daquele momento e o quanto ainda precisamos mudar".

SIMBOLOGIA - O Hino Nacional é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. A escolha da canção como um dos ícones - assim como a bandeira, as armas e o selo nacionais - está prevista na Constituição do Brasil (conforme estabelece o art. 13, § 1.º). "Estes símbolos contribuem para a identidade da sociedade brasileira, criam a sensação da união e também da soberania do Brasil em relação aos outros países".

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: NE10