Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mais de 93% dos municípios de Pernambuco têm gestão difícil ou crítica, diz Firjan

A maioria das cidades brasileiras não administra seus recursos de forma satisfatória. Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF 2013), estudo desenvolvido pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. Foram analisadas 5.164 cidades do país, onde vive 96% da população.
No caso de Pernambuco, o IFGF analisou a situação fiscal de 174 dos 185 municípios do estado, o que representa 97% da população pernambucana. Os dados revelam um quadro crítico: 93,7% das cidades têm gestão fiscal difícil ou crítica. Dos 174 municípios investigados, 51 estão entre os 500 piores resultados do país, ou seja, uma em cada três prefeituras do estado faz parte deste grupo. Além disso, Belém de São Francisco ocupa o último lugar no ranking nacional de 2011.
Com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2011 e comparativos com os anos de 2006 a 2010. O estudo é elaborado exclusivamente com estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, responsável por consolidar informações sobre as contas públicas municipais. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior a pontuação, melhor é a gestão fiscal do município.
Entre os dez melhores desempenhos de Pernambuco nenhum deles apresentou IFGF acima de 0,8 pontos (Conceito A). São eles: Recife, Vertentes, Brejinho, Cabo de Santo Agostinho, São José da Coroa Grande, Salgueiro, Triunfo, Lagoa Grande, São Caitano e Camocim de São Felix. Em comparação ao ano anterior, vale destacar que cidades desta lista avançaram, sendo os maiores saltos verificados em Camocim de São Felix (+47,1%), Lagoa Grande (+27,7%) e Cabo de Santo Agostinho (+20,2%).
No ranking dos dez piores desempenhos do estado estão Catende, Tracunhaém, Paranatama, Jurema, Ferreiros, Cupira, Nazaré da Mata, Maraial, Aliança e Belém de São Francisco, na última posição. Com informações do Portal de Notícias Gazzeta.
Blog: O Povo com a Notícia