Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Petrobras diz que não há decisão sobre reajuste da gasolina

imagemA Petrobras informou, na noite de terça-feira (17), que “não há qualquer decisão”, neste momento, sobre um reajuste de preço da gasolina “que seria realizado até o dia 21 de outubro”. A declaração foi feita para responder um ofício da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), após notícias veiculadas na imprensa.
Na segunda-feira (16), “O Estado de S. Paulo” publicou reportagem afirmando que o aumento no preço da gasolina deve ser concedido pelo governo federal até 21 de outubro. Ainda segundo o jornal, parte importante da equipe econômica é favorável de que o reajuste seja de cerca de 8% nas refinarias.
A escolha da data - a mesma do leilão do campo de Libra na camada pré-sal-seria “estratégica” ao Palácio do Planalto pois daria um “sinal importante” ao mercado, segundo o jornal.

Petrobras cobra reajuste nos preços
O aumento nos preços é cobrado pela Petrobras, como forma de alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos valores internacionais, cotados em dólar.
O diesel foi reajustado duas vezes este ano pela Petrobras–com altas de 6,6% em janeiro e 5% em março–, enquanto a gasolina teve uma alta de 5,4% janeiro.
Na gasolina, o governo tentou amenizar o impacto sobre a inflação com aumento na proporção de etanol misturado no combustível, de 20% para 25%, mas a decisão só foi executada em maio.
O impacto do aumento dos combustíveis sobre a inflação tem sido uma preocupação constante do governo.
Em 2012, quando a Petrobras anunciou reajustes, o governo reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) até ela ser zerada para os combustíveis, com o objetivo de neutralizar os impactos dos aumentos para o consumidor final e, desse modo, para a inflação. (UOL)
Blog: O Povo com a Notícia