Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PT de Pernambuco caminha para entregar cargos no governo estadual e em prefeituras do PSB

humberto costaDefensores da entrega dos cargos ocupados pelo PT no Governo de Pernambuco e em prefeituras comandadas pelo PSB – sobretudo a do Recife –, o deputado federal João Paulo (PT) e o senador Humberto Costa (PT/foto) reuniram, ontem (22), tendências petistas para angariar apoio para iniciativa. As lideranças do partido se encontrarão hoje (23), em reunião de caráter mais oficial, para discutir o tema. A bandeira da entrega dos postos ganhou força com o movimento da semana passada do PSB, que decidiu deixar à disposição da presidente Dilma Rousseff (PT) os espaços ocupados pelos socialistas no governo federal (Integração Nacional e Portos).
Segundo João Paulo, os principais grupos presentes à reunião foram as correntes ‘Construindo um Novo Brasil’ (CNB), de Humberto; ‘Mensagem, Articulação de Esquerda’ (AE) e ‘Coletivo PT para Todos’ (CPT), mais afinados com o seu bloco.
“O objetivo era fazer um balizamento da nossa posição com as outras tendências para chegar com a posição do partido costurada na reunião de amanhã (hoje)”,disse João Paulo.
Os partidários dessa tese reivindicam um posicionamento mais independente do PT frente ao PSB, porém, sem se juntar à oposição. Quando o governador Eduardo Campos (PSB), cotado ao Palácio do Planalto, em 2014, anunciou o desembarque socialista no plano federal evitou um discurso de rompimento, afirmando que a bancada do PSB continuaria a apoiar a presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional.
Tensão:

O PT nacional, sob o comando do seu líder maior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não quer aprofundar a tensão e orientou cautela frente à nova conjuntura política nos Estados onde o partido ainda é aliado do PSB.
O Partido dos Trabalhadores está representado no governo do Estado por Isaltino Nascimento, secretário de Transportes, e Fernando Duarte, de Cultura. Na Prefeitura do Recife, comandada pelo socialista Geraldo Julio, o secretário Eduardo Granja, da cota do ex-prefeito João da Costa (PT), controla a pasta de Habitação.
Contrário à entrega dos cargos, o presidente municipal Oscar Barreto (PT) minimizou a reunião de ontem. “Eu soube que não tinha ninguém, que foi esvaziado. Eles estão tentando capturar o partido”, disparou Oscar, que integra o bloco de João da Costa. (Fonte: JC Online)
Blog: O Povo com a Notícia