Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quase 100% das universidades federais do país utilizarão o Enem este ano. Algumas, porém, de forma parcial

Pela primeira vez desde que foi criado, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizado no processo seletivo de 58 universidades federais do Brasil.
Entre as dez maiores universidades federais do País, apenas a UFRGS e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) resistem à adoção do Sisu como forma de seleção dos seus alunos, embora a UFPE já utilize o Enem como primeira fase do vestibular. Na UFRGS, o exame nacional serve apenas para compor a nota final do candidato, de forma optativa.
Outras instituições federais, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  a Universidade de Brasília (UnB) decidiram aderir ao Sisu este ano.
COMO AS FEDERAIS UTILIZARÃO O ENEM EM PERNAMBUCO E NA BAHIA:

• Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Os estudantes interessados em participar do vestibular deverão, obrigatoriamente, realizar as provas do Enem. A nota será utilizada pela universidade para compor a média da primeira fase, valendo para as vagas presenciais oferecidas nos campi Recife, Vitória e Agreste, em Caruaru. A primeira fase valerá 50% do total da nota. A segunda fase incluirá a redação do Enem, duas questões discursivas de Português e as questões de línguas estrangeiras para todos os candidatos, além das três disciplinas específicas, a serem aplicadas de acordo com a escolha dos cursos pelos alunos.
• Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - O ingresso em todos os cursos de graduação ocorrerá pelas notas do Enem, utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
• Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - O ingresso em todos os cursos de graduação ocorrerá pelas notas do Enem, utilizando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) - A instituição decidiu acabar com o vestibular e, a partir de 2014, todas as vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
As universidades  podem optar entre as seguintes possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
- Como fase única, com o sistema de seleção unificada (Sisu);
- Como primeira fase do vestibular;
- Combinado com o vestibular da instituição;
- Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular;
- Ou ainda utilizar as notas do Enem em um processo próprio de seleção, sem utilizar o Sisu. Neste caso, os estudantes também devem estar atentos para o período de inscrição na instituição. Com informações Blog do Jornal do São Francisco.

Blog: O Povo com a Notícia