Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Trecho da construção da Adutora do Pajeú é inaugurado no município de Calumbi(PE)

Mais uma cidade passa a contar com o abastecimento de água por meio das obras da Adutora do Pajeú. Nesta segunda-feira (02), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participou, junto com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do ato simbólico que marcou a chegada da água no município de Calumbi. A obra faz parte das medidas estruturantes do governo federal para reduzir os efeitos da seca e garantir a segurança hídrica no semiárido nordestino.
Além de abastecer cerca de oito mil moradores de Calumbi, a Adutora do Pajeú vai contribuir para fortalecer a agricultura e a pecuária local, principais atividades econômicas do município sertanejo. A cidade pernambucana é a terceira beneficiada pelo sistema adutor. A vazão em Calumbi chegará a 23 litros por segundo. "No sertão e no agreste, só é possível sonhar com emprego, com renda e com melhoria de qualidade de vida se a gente tive água para poder impulsionar o desenvolvimento da região", disse o ministro Fernando Bezerra Coelho.
Com 130 quilômetros de tubulação construídos ao longo do Sertão do Pajeú, a obra atende também os municípios de Serra Talhada e Floresta. As próximas cidades beneficiadas pela adutora serão Flores (este mês), Carnaíba (em outubro) e Afogados da Ingazeira (na primeira quinzena de novembro).
Investimentos - O investimento total do projeto é de R$ 547 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras da Adutora do Pajeú são executadas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional.
A intervenção está dividida em duas etapas. A primeira se encerra com a entrega do trecho até Afogados da Ingazeira. A segunda fase abrange municípios de Pernambuco e da Paraíba. No total, a adutora terá 598 quilômetros de extensão, com a capacidade de atender 400 mil pessoas que habitam 21 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba. Com informações Ministério da Integração Nacional Assessoria de Comunicação Social.
Blog: O Povo com a Notícia