Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Brasileiro metade dos gastos mensais é com cartão

cartoes de credito
O consumidor brasileiro já paga metade de seus gastos mensais por meio do cartão, seja de débito, crédito ou de loja, segundo pesquisa do Datafolha. Há dois anos, o volume de gastos mensais pagos por meio do cartão era de 42%.
A pesquisa, que foi encomendada pela Abec (Associação Brasileira das Empresas de Cartões), revela ainda que os cartões chegaram a 76% da população neste ano. Em 2008, por exemplo, chega a 68%, segundo o Datafolha.
Cerca de 20,4 milhões de pessoas acima de 18 anos possuem algum meio eletrônico de pagamento nas 11 capitais pesquisadas, contra 16 milhões de 2008. A pesquisa foi feita com cerca de 4.000 pessoas, entre consumidores e estabelecimentos comerciais, em 11 capitais brasileiras em maio e junho deste ano, segundo a Abecs.
Dos pesquisados, 64% têm cartão de débito e 50% possuem o de crédito. O cartão de loja aparece com 27% dessa amostra.
Entre as pessoas das classes A e B, 90% tem algum tipo de cartão de pagamento. Na chamada classe C, os cartões aparecem em 70% dos entrevistados. As classes D e E aparecem com 42%.

O índice de cartões também é maior entre a população com nível superior de escolaridade (93%) e faixa de idade entre 25 e 44 anos (82%). Entre os homens, 77% têm cartão, enquanto 77% das mulheres afirmam ter o plástico.
“Notamos uma universalização do uso e da aceitação dos cartões nos últimos meses. Também ocorreu uma mobilidade social dentro dos cartões; os cartões voltados para as classes A e B crescem mais do que para classe C. Isso indica um maior uso de cartões associados a benefícios e serviços, como milhas e programas de fidelidade”, disse Marcelo Noronha, presidente da Abecs.
A pesquisa mostrou também o avanço dos pagamentos por meios eletrônicos em relação às transações com dinheiro, cheque, boleto e carnê.
As transações em dinheiro recuaram de 43% para 37% entre 2011 e 2013. Já o cartão de débito foi o que mais cresceu em participação nos últimos dois anos, de 19% a 23%.
Segundo a pesquisa, os itens que os consumidores mais adquirem com cartões são móveis e eletrodomésticos para casa (73%), seguidos por estadias de hotéis e pousadas (71%), compra de roupas, calçados e acessórios (71%), passagens para viagens (68%), materiais para construção (67%), combustível (60%), produtos alimentícios (56%) e farmácias, drogarias e cosméticos (56%). Nos restaurantes, lanchonetes e bares, o cartão é usado em 50% das compras. As informações são da Folha de São Paulo.
Blog: O Povo com a Notícia