Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Método de multiplicação rápida de maniva de mandioca

maniva
Entre as diversas tecnologias que estão sendo apresentadas no SemiáridoShow 2013, uma que está enchendo os olhos dos agricultores é o sistema de multiplicação rápida de maniva. Com a grande perda na produção de mandioca provocada pela estiagem que atinge o Semiárido, essa é uma interessante alternativa para a recuperação dos plantios.

Segundo divulgou a assessoria do Irpaa, o método consiste na escolha de plantas sadias para seleção de manivas sem pragas ou deformações. As manivas de duas gemas são colocadas em um “leito” de areia com cobertura plástica que, segundo o engenheiro agrônomo da Embrapa Semiárido, Sergio Guilherme de Azevedo, aumenta a umidade e permite acelerar a brotação. Em seguida, as mudas brotadas são cortadas e transferidas para um copo descartável, para indução do enraizamento, e são transferidas para tubetes (recipientes de mudas) até cumprir o período de ir a campo. Estas mudas são apropriadas somente para a produção de manivas, que posteriormente serão utilizadas para plantio comercial de raízes.
De acordo com Sergio Azevedo, o procedimento diminui pela metade o tempo de enraizamento, em comparação com o método tradicional feito pelos produtores. É necessário que o agricultor tenha uma área irrigada para a transferência das manivas para o solo. Na região semiárida, isto pode ser feito aproveitando as tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva, a exemplo das cisternas de produção.
A Embrapa já desenvolve esta experiência, e vem agregando a prática ao Programa de produção de manivas do Governo Federal, conhecido como Reniva. O programa visa promover qualidade e produtividade no sistema de produção da mandioca, gerando sustentabilidade e competitividade para a cultura na região Nordeste. Outra meta é disponibilizar manivas em quantidade suficiente para os agricultores, já que esta é uma das grandes dificuldades no período de estiagem.
Quem quiser conhecer o sistema de multiplicação rápida de maniva tem até amanhã (1o de novembro) para visitar a feira SemiáridoShow, que acontece na Embrapa Produtos e Mercado, em Petrolina. O evento é uma realização da Embrapa e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).
Blog: O Povo com a Notícia