Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Operação Zona Norte prende 16 suspeitos de participar de homicídios e tráfico

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu na manhã desta quarta-feira (23) 16 suspeitos de cometer assaltos e homicídios no Grande Recife. A Operação Zona Norte - assim denominada porque a organização criminosa agia principalmente nesta região da capital pernambucana - já cumpriu 16 dos 18 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos. Até o momento, quatro mulheres e 12 homens foram detidos e levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Com o grupo também foi apreendido um quilo de maconha prensada. 

Segundo o delegado Joselito Kehrle, diretor de Polícia Especializada, são atribuídos ao menos 15 homicídios ao grupo investigado. "Todos estes homicídios tinham motivação com o tráfico de drogas, tanto na disputa por territórios quanto no acerto de contas", explica.  O alvo prioritário da operação, o Alexsandro Batista de Souza, conhecido por 'Baba', estaria envolvido também no duplo homicídio ocorrido no último sábado, no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife. O crime teve como motivação a disputa pelo território entre traficantes da região.
O grupo agia, principalmente, em bairros como Água Fria, Águas Compridas e Campo Grande, mas a atuação da quadrilha se estendia até o Agreste do Estado, com suspeita de participação em outros crimes. "O bando responde também por assaltos e formação de quadrilha, desde a capital ao Agreste. Temos ocorrência até em Caruaru", ressalta Kehrle. Desde o começo das investigações, em outubro de 2012, 26 pessoas foram presas no total. 

A operação contou com a participação de 110 policiais civis e 18 policiais militares. Para o diretor da Polícia Especializada, o balanço da ação já é positivo. "O balanço foi muito positivo, quase 100%. Também é importante a integração da polícia com o MPPE (Ministério Público de Pernambuco), com os pareceres dados pelos promotores e pelo Judiciário. A captura do Alexsandro, centro do bando, traz, sem dúvida, a redução dos homicídios". explica Joselito.

Os 16 suspeitos foram presos nesta manhã mas, segundo Joselito, ainda há equipes na rua com o objetivo de cumprir os dois mandados de prisão restantes. Os homens detidos serão levados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. As mulheres serão encaminhadas para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Engenho do Meio, Zona Oeste da capital. 

Blog: O Povo com a Notícia