Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Barragem de Sobradinho está com 23% de volume útil

BARRAGEM-DE-SOBRADINHO
Dados da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) indicam que o reservatório de Sobradinho apresenta apenas 23,9% do seu volume útil. Até o dia 30 de outubro esse volume era estimado em 24,5% e vem caindo desde então. A queda do volume de água da barragem é resultado da longa estiagem.
O gráfico abaixo, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) compara o volume útil do reservatório de Sobradinho de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012. Outubro passado apresentou ligeira vantagem em relação ao mesmo mês no ano passado, mas a situação permanece crítica.
O meteorologista Mozar de Araújo Salvador, do Instituto Nacional de Meteorologia, explicou que a seca iniciada em 2011 ocorre por causa do Dipolo Positivo do Atlântico, fenômeno oceânico que interfere no clima do semiárido ao deslocar a formação de nuvens para o norte da Linha do Equador, aumentando a precipitação no Oceano Atlântico. Assim, as chuvas têm sido bem abaixo da média no Nordeste há três anos. Segundo ele, ainda é cedo para dizer se a região nordestina terá mais chuvas em 2014, Com informações  Agência Brasil.
GRAFICO SOBRADINHO
Blog: O Povo com a Notícia