Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Celpe alerta para cuidados na hora de comprar e instalar a iluminação natalina

imagemAs luzes tradicionalmente fazem parte da decoração natalina. Mas essas instalações elétricas temporárias merecem todo o cuidado para evitar acidentes. Para isso, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está orientando a adquirir, instalar e manusear a iluminação de fim de ano.
Quem for reaproveitem os enfeites e pisca-piscas de um ano para o outro, por exemplo, deve verificar as condições dos fios. Se estiverem ressecados, rachados ou mesmo rompidos ou se houver lâmpadas quebradas, é recomendável evitar usá-los e comprar novo material, sob risco de colocar toda a decoração em perigo.

No momento da escolha de enfeites novos, a dica é levar em conta mais do que a beleza ou a novidade. O consumidor deve atentar, antes de tudo, para a procedência e qualidade dos ornamentos que precisam de eletricidade, principalmente os cordões com lâmpadas. O ideal é somente comprar os que foram certificados pelo Inmetro.
Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida preventiva pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, as consequências se propaguem e provoquem um incêndio.
Outra dica da Celpe é quanto à montagem da árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina.
Também é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas do imóvel. “Se necessário, chame um eletricista capacitado. O profissional saberá indicar as adequações necessárias à instalação elétrica que alimentará a decoração que se está planejando fazer”, recomenda o gerente de Segurança da Celpe, Hugo Vidal.
Para efeitar a parte de fora da casa, o cuidado deve ser redobrado. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, se não forem adotadas medidas preventivas, poderá haver um maior risco de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica. Em hipótese alguma, a iluminação deve ser feita por pessoas que estão com os pés ou mãos molhados.
Ao manusear a instalação natalina, é preciso certificar-se de que ela está inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia. Os equipamentos só devem ser ligados depois que a montagem estiver concluída. Após isso, evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas.
Todas as luzes devem ser desligadas ao sair de casa e nunca se deve instalar objetos decorativos próximos da rede de distribuição de energia.
Confira o resumo das dicas de segurança da Celpe:
- Faça uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração;
- Revise dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los;
- Não ligue as luzinhas em extensões;
- Certifique-se se o material comprado é atestado pelo Inmetro
- Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”
- Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica
- Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas
- Não permita que crianças manuseiem os produtos
- Desligue as luzes ao deitar ou sair de casa
Com informações do Diario de Pernambuco
Blog: O Povo com a Notícia