Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Estiagem e ações de enfrentamento aumentam espaço dos jornais ao interior

Afogados na Seca_estiagem registrada no Sertão do Estado está aumentando o antes escasso espaço oferecido pelos jornais do estado ao interior. O Jornal do Commercio em suas edições deste final de semana, trata da situação e de medidas de combate à estiagem puxadas pelo executivo. 
Em sua edição de Sábado, no caderno Cidades,  na coluna “Do Litoral ao Sertão”, comandada pelo jornalista Wilfred Gadelha, o jornal destacou o colapso no abastecimento de água no município, dando ênfase aos poços que estão seno perfurados pela Prefeitura na zona urbana do município.
“Afogados na Seca – A crise no abastecimento de água em Afogados da Ingazeira é séria. A Barragem de Brotas, responsável também por levar água a Tabira, está seca. Desde 1977, quando foi inaugurado, o reservatório nunca tinha ficado vazio. Hoje, sobraram só lama e matéria orgânica em decomposição (foto).
A Prefeitura autorizou a perfuração de mais 11 poços, na tentativa de minimizar o impacto do problema para os cerca de 36 mil habitantes do município do Sertão do Pajeú.
Anteontem, o Ministério da Integração Nacional anunciou que abriu a torneira: a Adutora do Pajeú começou a funcionar, levando água para oito municípios além de Afogados. Quer dizer, funcionando apenas a primeira parte, que custou a bagatela de R$ 200 milhões para beneficiar 210 mil pessoas. A Segunda etapa, orçada em R$ 347 milhões, ainda nem começou. Ainda está na fase de licitação. Até lá, tudo continua como antes.”
A Inauguração de um chafariz_Neste Domingo, o jornal destacou a inauguração de um chafariz na comunidade de Retiro, onde a Prefeitura perfurou um poço com vazão de mais de dois mil litros por hora. A matéria saiu na coluna Repórter JC, do jornalista Jodeval Duarte. Segue na íntegra: “A inauguração de um chafariz: Está programada para hoje a inauguração deste chafariz (foto), em Afogados da Ingazeira.
Não é exagero. Para quem passa pelo Pajeú é compreensível a festança e, até, o gesto dramático de levantar os braços ao céu. A seca por ali é uma tragédia que se repete todo santo dia.”
As fotos que ilustraram as duas notas – que o jornal esqueceu de creditar de novo – são do competente fotógrafo e parceiro Cláudio Gomes. Com informações do Site Nill Júnior.
Blog: O Povo com a Notícia