Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Estudantes da UFPE usam trajes de banho para protestar contra calor

Cerca de 30 alunos do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fizeram um protesto inusitado na tarde desta quinta (21). Vestidos com trajes de banho, os estudantes reclamaram do calor que precisam enfrentar diariamente nas dependências do prédio e reivindicaram climatização das, segundo intitulam, 'saunas de aula'.
O grupo, composto em maioria por alunos do 1º período de Letras da UFPE, seguiu do CAC até a reitoria da universidade, onde foram recebidos pela pró-reitora de assuntos acadêmicos, Ana Cabral, e pela prefeita da Cidade Universitária, Vilma Maria Vilaroucos. "A pró-reitora escutou quais eram as nossas reividincações e disse que tinha ciência desses problemas no CAC. Sobre ar-condicionado, explicou que cada departamento recebia uma verba para manutenção (dos aparelhos) mas que o TCU está barrando por questão de gastos e que agora a universidade precisa fazer licitação geral, o que demora", explica uma das organizadores da mobilização, a estudante de letras Jeniffer Nascimento, de 23 anos.
Ainda segundo Jeniffer, a pró-reitora explicou durante a conversa com os alunos na recepção da reitoria, que atualmente existem cerca de seis mil aparelhos de ar-condicionado na UFPE e apenas um técnico para realizar os serviços de reparo e manutenção. "Ela disse que ia falar com o técnico para ele fazer o orçamento (do conserto do ar-condicionado da sala de aula), mas que seria complicado por causa da verba. Ficamos de voltar na segunda-feira para ter uma data exata da solução dos problemas", conta a aluna.
Outra questão também tocada pelos alunos foi o problema das salas de aula superlotadas. "A pró-reitora nos explicou que este problema só será resolvido com a conclusão do anexo. A previsão de inauguração é para janeiro", afirma a aluna. Ainda segundo a organização, a coordenação do curso foi procurada antes da mobilização e afirmou que não poderia resolver os problemas. Com informações Do NE 10
Blog: O Povo com a Notícia