Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Nordeste recebe maior exercício de guerra aérea da América

As forças aéreas de seis países sul-americanos, junto com a dos Estados Unidos e Canadá, iniciaram nesta segunda-feira (04), no Nordeste do Brasil, o exercício militar aéreo mais importante da América Latina, informou a Força Aérea Brasileira. Os exercícios militares aéreos da missão "Cruzex Flight 2013" se prolongarão por 11 dias e serão usados 89 aviões e nove helicópteros, além de mais de dois mil militares.

As bases aéreas de Natal e Recife acolhem a partir de hoje os exercícios de guerra das forças aéreas do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Uruguai e Venezuela. A Argentina, cuja presença estava prevista, cancelou de última hora sua participação no evento, embora isso não modifique os exercícios programados, segundo informou em comunicado o diretor da missão, general Mario Luís da Silva Jordão.
As aeronaves das diferentes forças aéreas que participam dos testes chegaram nos últimos dias nas duas cidades, entre as quais, um C-5 Galaxy da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Também foi possível ver a chegada de um avião de fabricação chinesa, o Shaanxi E-8, pertencente à frota da Aviação Militar Bolivariana, nome oficial dá força aérea da Venezuela.
A estas duas aeronaves se somaram alguns F-16 (também americanos), assim como aeronaves IA-58 Pucará e A-37 Dragonfly do Uruguai, além dos Super Tucanos do Equador.

Como exercício prévio ao início oficial do Cruzex Flight 2013, aviões de guerra do Brasil e Colômbia voaram juntos no sábado e, pela primeira vez entre estas duas forças aéreas, trespassaram combustível a 5.000 metros de altura de umas aeronaves a outras.

O coronel David Barreto, da Força Aérea Colombiana, qualificou este teste como "um êxito" e destacou "o compromisso dos militares implicados". "O foco da operação está na troca, não só durante os voos, mas também em terra, por isso queremos facilitar a conversa entre as nações", assegurou o coordenador geral de comunicações, sistemas e tecnologia de informações da Força Aérea do Brasil, Rodrigo Freire.

Blog: O Povo com a Notícia