Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sertão: Existem técnicas simples para manipulação de chuva e nosso sertão ainda sofre com a seca


Utilizando apenas água potável e gotículas de tamanho controlado, lançadas em regime de turbulência no interior de nuvens cúmulus, conseguimos promover o crescimento vertical da nuvem semeada e gerar precipitação após cerca de 20 a 40 minutos de semeação.
Exemplo de Semeação: Projeto na Chapada Diamantina - Março 2009

As gotículas lançadas no interior da nuvem ganham volume por colisão e coalescência enquanto são carregadas pelas correntes ascendentes. Quando seu peso é suficiente para vencer as ascendentes, elas começam a cair, colidindo de frente com as gotículas menores que estão subindo, ganhando ainda mais massa até formarem gotas de chuva.
A quantidade de precipitação depende das condições atmosféricas e do tamanho da nuvem semeada. Chegamos a medir chuvas induzidas artificialmente de até 60 mm, sendo comuns precipitações entre 5 e 40 mm.
A tecnologia não usa nenhum tipo de aglutinante químico. O processo é inteiramente físico e envolve princípios de termodinâmica e transferência de calor, como ocorre no desenvolvimento natural da nuvem. Apenas aceleramos o processo visando a precipitação em determinada área alvo.
A umidade que chega ao solo retorna para a atmosfera por evaporação e evapo-transpiração, gerando condições para o surgimento de novas nuvens "semeáveis", além de precipitações naturais, otimizando o ciclo hidrológico natural.

Blog O Povo com a Notícia
Fonte: Tecnologia MODCLIMA