Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Água do São Francisco já abastece Afogados e Tabira

Cerca de 80 mil sertanejos deixaram para trás o sofrimento trazido pela maior estiagem das últimas décadas. Desde o último sábado (30), Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão pernambucano, começaram a ser abastecidas pela Adutora do Pajeú, pondo fim a um rigoroso racionamento enfrentado pelos dois municípios há mais de 60 dias.
Ambos estão no final desta etapa da adutora, que compreende a primeira fase do empreendimento. Outras nove cidades devem ser beneficiadas na segunda etapa da obra.
Como as operações estão apenas começando, será preciso ao menos uma semana para regularizar o abastecimento em Afogados da Ingazeira e Tabira. Inicialmente, a água está chegando à Estação de Tratamento de Água de Afogados com uma vazão de 102 litros por segundo. A expectativa é que essa vazão seja ampliada para 120 litros por segundo quando o sistema estiver funcionando plenamente, após a fase de adequações.
Com o colapso da Barragem de Brotas, manancial que atende as duas cidades, o abastecimento vinha sendo realizado pelos poços do Sistema Zé Dantas. Agora, a Adutora do Pajeú surge para complementar esses sistemas e garantir água de qualidade para a região, que receberá água tanto da adutora quanto de Brotas, quando esta for normalizada.
Além de Afogados e Tabira, os municípios de Serra Talhada, Flores, Carnaíba, Quixaba e o distrito de Carqueja estão recebendo água do São Francisco através da Adutora do Pajeú.
O sistema, que foi executado pelo Dnocs e está sendo operado pela Compesa, possui 200 quilômetros de extensão e seis estações elevatórias. Na segunda etapa, deverão ser contempladas as cidades de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Ingazeira, Iguaraci, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho. 
Blog: O Povo com a Notícia