Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Barreiros concluídos pela Codevasf no sertão de Pernambuco asseguram água para rebanhos

barreiro
Cerca de 3,6 milhões de metros cúbicos de água é a capacidade de armazenamento de água destinada à dessedentação animal nos 202 barreiros (também chamados de pequenas barragens) construídos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), até o momento, no semiárido de Pernambuco.
Distribuídos por 36 municípios, os barreiros beneficiam cerca de 12 mil pessoas do sertão pernambucano, preservando suas criações animais durante a estiagem, e são um investimento de mais de R$ 12 milhões do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Os barreiros acumularão água no período chuvoso, que já começou no interior de Pernambuco.

De acordo com o engenheiro civil da 3ª superintendência regional da Codevasf, Elijalma Augusto, com as chuvas de dezembro os barreiros já começam a modificar a vida no sertão pernambucano.
“Estivemos em diversos município do semiárido do estado. Vimos que barreiros de Ouricuri, Lagoa Grande, Exu, Petrolina, entre outros, já estão com um volume de água acumulado das chuvas de dezembro. Isso mostra a importância desta ação. Graças aos barreiros, centenas de famílias terão água garantida para seu rebanhos nos próximos meses, ou até anos. Sem estas estruturas, a maior parte da água da chuva teria sido perdida”, afirma.
O principal objetivo do barreiro é a dessedentação animal. Nos últimos dois anos, grande parte do rebanho pernambucano morreu ou foi vendido. Victorino Bonifácio de Souza, morador da zona rural de Petrolina, lembra que perdeu parte de seus animais devido à fome, pois a seca impossibilitava o cultivo de pastagem. Hoje, com a construção do barreiro, ele não teme que isso se repita.
“Ano passado eu perdi oito cabritos por falta de alimento. Não tinha água. Hoje eles têm água pra beber e eu vou plantar sorgo, capim, milho e vou ter ração pra dar pro animais. Vai se tornar um bode bom, uma cabra boa”, comemora. (Ascom)
Blog: O Povo com a Notícia