Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CONEXÃO TOTAL LIGA SERTÃO AO LITORAL DE PERNAMBUCO

O projeto Conexão Total, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) para ligar o Cais do Sertão a outras regiões do Estado, do Brasil e do mundo, está a todo vapor. O primeiro município já está conectado: Salgueiro, no Sertão Central, a 528 quilômetros do Recife. Artesões do couro, produtores musicais e músicos do município participaram, no último dia 21, de oficinas em Olinda para ajudar na criação e na gestão de negócios. De 10 a 14 deste mês, Exu, no Sertão do Araripe, terra do Rei do Baião Luiz Gonzaga, receberá outras duas oficinas.

As oficinas com o pessoal de Salgueiro aconteceram em um hotel em Olinda, sob a responsabilidade dos consultores Marcos Suassuna e Fábio Silva. Antes, os participantes tiveram a oportunidade de visitar pontos de economia criativa para entender o seu funcionamento. Fizeram visitas ao Cais do Sertão e ao PortoMídia, no Recife, e à Casa do Cachorro Preto, em Olinda. “Estamos buscando compreender a realidade do município para que a conexão seja feita da melhor forma possível”, disse Suassuna durante o evento.

Nego do Mestre, com o seu oito baixos, foi um dos representantes da ala dos músicos de Salgueiro durante as oficinas. Ele explicou que desde cedo a música faz parte de sua vida. “Eu sempre ficava perto das rodas de sanfona”, contou.

Uma roda de sanfona, inclusive, fará parte das atividades que marcarão a abertura oficial do Cais do Sertão, no próximo dia 13, data em que se comemora o encerramento das festividades pelo centenário do Rei do Baião. Enquanto o equipamento abre suas portas ao público, no Recife, uma roda de sanfona acontecerá simultaneamente em Salgueiro.

O Cais do Sertão possui 7.500 metros quadrados de área construída e está instalado no local do antigo Armazém 10 do Porto do Recife. A partir da obra de Gonzaga e utilizando os mais inovadores recursos expositivos e tecnológicos, o espaço proporcionará aos visitantes uma experiência de imersão no universo do sertão nordestino.

Exu - Entre os próximos dias 10 e 14, Exu receberá duas oficinas dentro do projeto Conexão Total, sendo uma voltada para a gastronomia e outra para o design de artesanato de couro. Diferentemente do que aconteceu com as oficinas de Salgueiro, as de Exu serão voltadas prioritariamente para a formação das pessoas. No dia 14, participantes de Salgueiro irão até Exu para, juntos, fazerem uma homenagem a Luiz Gonzaga.

Ao todo, o Conexão Total recebe um investimento de R$ 180 mil, já liberados por meio da Célula Executiva de Economia Criativa. “O projeto tem duas visões: a educativa e a de negócio. Estamos criando uma metodologia para utilizar os costumes dos artistas e torná-los mais rentáveis”, afirma a gerente de Economia Criativa da SDEC, Verônica Ribeiro. 

Blog: O Povo com a Notícia