Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Em PE, comitê alerta para riscos com baixa vazão do Rio São Francisco

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está reunido em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para elaborar e entregar ao governo e à sociedade um documento sobre os prejuízos causados pela redução no volume de água do rio. A Agência Nacional de Águas decidiu prorrogar por mais trinta dias a diminuição da vazão do Velho Chico nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Sergipe.

“As pessoas estão sofrendo, por exemplo, no sub-médio e baixo São Francisco; a navegação está tendo prejuízo, o fornecimento de água está com problemas... e até agora não se falou em compensação”, disse o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda. O encontro termina nesta sexta-feira (6).
A vazão mínima do Rio São Francisco, de 1.300 metros cúbicos por segundo, já havia sido reduzida em abril para 1.100, atendendo a pedidos do setor elétrico e justificada pelo baixo volume de chuvas e das dificuldades na produção de energia. A estratégia vem sendo usada desde 2001, mas nunca por tanto tempo. O fim da diminuição da vazão deveria ter sido em novembro, mas foi adiada para 31 de dezembro.

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho, o comitê instituiu 3 de junho como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. O objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre o problema da bacia do rio, estimular o debate e buscar por soluções. Com informações do G1PE.

Blog: O Povo com a Notícia