Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Índios e seguranças do Planalto saem no soco após tentativa de invasão

Um grupo de manifestantes indígenas tentou invadir, na manhã desta quarta-feira (4), o Palácio do Planalto. Protestando contra uma portaria do governo sobre demarcação de terras, os índios chegaram a subir a rampa do Planalto, mas foram contidos por seguranças (assista abaixo). Um segurança ficou ferido.
Alguns dos indígenas, que compõem um grupo de cerca de 500 manifestantes, chegaram a trocar socos e chutes com os homens responsáveis pela segurança da sede do governo brasileiro. "Terra é saúde - demarcação urgente", dizia uma das faixas empunhadas pelos manifestantes.
Imagens captadas pela TV Record registram o momento em que os manifestantes iniciam uma correria em torno do Planalto. Depois de tentar entrar no palácio, o grupo seguiu em direção ao Ministério da Justiça, onde também ocorre uma manifestação de policiais federais.
Os índios formam uma comissão para tratar diretamente sobre o assunto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) está mediando o diálogo.
Mobilização
Os manifestantes participavam da Conferência Nacional de Saúde Indígena, que ocorre em Brasília até o final desta semana. A tentativa de invadir o Planalto ocorreu depois de algum dos manifetantes acessar minuta de uma portaria do Ministério da Justiça que instrui sobre a demarcação de terras indígenas, nos termos do Decreto 1775/96.
Logo Mais informações:

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: R7