Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 1 de dezembro de 2013

Instituto Raízes avalia resultados do 1º Festival Multicultural da Juventude

Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Raízes

O Instituto Cultural Raízes, avaliou no final de semana anterior como extremamente positiva a realização do 1º Festival Multicultural da Juventude em Floresta, nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2013.

De acordo com o Diretor Presidente da instituição, Libânio Neto "tivemos sucesso na realização do Festival, tendo sido uma iniciativa pioneira e inovadora (nunca antes vista em Floresta), principalmente no que se refere ao recorte de cultura popular que teve o evento. Fizemos toda a programação como continuação do trabalho intenso realizado pelo Instituto Cultural Raízes no sertão pernambucano e em especial no município de Floresta ao longo dos últimos quatro anos. Especialmente no dia 10, Floresta pôde ver uma demonstração de toda a força que tem nas tradições de nossa cultura".

A programação teve início no dia 08 com a apresentação do Maracatu Afrobatuque para estudantes da rede pública e, seguiu no dia nove com o aulão de Baque Virado com a Mestra Joana Cavalcante, além das apresentações que aconteceram à noite, envolvendo à comunidade local e convidados, deixaram marcada a afirmação de que é possível levar algo de conteúdo à população e, não apenas aquilo que a mídia manipuladora e consumista impõe.

O ponto alto da programação foi no dia 10, com a realização do grande Cortejo Cultural que contou com a participação da Nação do Maracatu Porto Rico, do Maracatu Batuque do Sertão, do Grupo de Danças Luar do Sertão, além dos Bacamarteiros de Custódia e Grupo de São Gonçalo da Malhada Vermelha. Na noite do mesmo dia, aconteceram as apresentações no palco montado na avenida central de Floresta, por onde passaram o Geo poeta João Di Carvalho, o Grupo Mazurca da Quixaba, Bacamarteiros de Custódia, Grupod e São Gonçalo da Malhada Vermelha, Afoxé Filhos de N'Zambi e encerrando a noite, Pedro Euzébio e Trio Pajeú.

"O Festival foi uma das atividades que marcaram a comemoração dos 4 anos de atuação do Instituto Cultural Raízes, em Floresta, cidade sede da entidade, onde pudemos mostrar a consolidação de um trabalho que deu certo e que é referência em toda a região", concluiu Libânio Neto.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Libânio Neto