Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Nem Comitê de Prevenção conseguiu reduzir mortes por motos no Sertão, diz Deputado

1
Em discurso na Câmara, o Deputado Federal Gonzaga Patriota falou que, apesar da fiscalização, do empenho das polícias, da rigidez da lei seca, o numero de mortes de motociclistas continua crescendo nas estradas do Sertão do São Francisco. Em 2013 foram, 40% a mais.
A Polícia Rodoviária Federal registrou nas BR- 407 e 428 em Petrolina, 35 mortes de janeiro a outubro de 2013. Em percentual, 40% a mais do que em todo o ano de 2012, quando foram registrados 14 óbitos.
O Deputado Gonzaga Patriota
Para o Inspetor Luiz Filho, da PRF, desses 35 óbitos, pelo menos 20 deles tiveram como causa a ingestão de bebida associada a outros tipos de infrações como ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade.
Os números crescem ainda mais quando os dados saem de Petrolina para a região de abrangência da PRF. Dados da 8ª Gerência Regional de Saúde (VIII Geres) apontam que o problema é o mesmo nas estradas que cortam além de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Orocó. De janeiro a outubro de 2012, foram registradas 103 mortes e dessas, 55 envolveram motocicletas. Em 2013, o número cresceu. Foram 123 óbitos, sendo que 64 vítimas estavam pilotando ou de carona em motos.
Essas vítimas são encaminhadas ao Hospital Universitário, antigo Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina. Do número total de acidentes registrados no mês de outubro deste ano, 78% usavam motocicletas como meio de locomoção. Outro dado é que 77% das vítimas de acidentes de trânsito são homens, de acordo com 8ª Gerência Regional de Saúde.
“O único dado positivo foi registrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Petrolina. Em 2013 foram 1,66 mil acidentes envolvendo motos. Comparado ao ano passado, o número é menor.  Foram 1,96 mil acidentes em 2012”, disse.
Nem mesmo a implantação do Comitê Municipal de Prevenção no ano passado fez reduzir os índices. A facilidade para comprar motocicletas é apontada pelas autoridades de saúde e trânsito como fator que influencia o crescimento no número de acidentes. Comparando a frota de veículos registrados na 8ª Ciretran Petrolina-PE, as motocicletas são em maior número. São 49 mil motocicletas e 48 mil carros. Com informações do Site Nill Júnior.
Blog: O Povo com a Notícia