Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Operação erradica 60 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco


A Polícia Federal em Pernambuco deu detalhes, neste domingo (22), de uma operação que erradicou mais de 60 mil pés de maconha no Sertão do estado. Cerca de 20 toneladas da droga seriam distribuídas em pontos de venda no Recife e em outras cidades do Nordeste. A ação foi deflagrada por agentes lotados em Salgueiro, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, e durou três dias: de 17 a 19 de dezembro. A investida aconteceu no município de Orocó, incluindo algumas ilhas costeiras do Rio São Francisco.

Trinta policiais federais e da Polícia Militar integraram o efetivo da operação, intitulada de “Gavião”. Dois cães farejadores auxiliaram nas buscas feitas em solo. Além disso, duas aeronaves do Grupo Tático Aéreo da SDS também foram utilizadas para o apoio aéreo à ação. Ao todo, 60 mil pés de maconha foram erradicados e 14 plantios, destruídos. Outros 31 quilos da droga prontos para consumo também foram apreendidos. Ninguém foi preso.

“Quando a gente vai para esses locais, temos que montar uma base, aí tem helicóptero, cães farejadores. As pessoas veem e começam a falar um com o outro e a tendência natural é que não fique ninguém nos plantios”, explicou o chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro.

O porta-voz explicou, no entanto, que os proprietários das terras podem ser responsabilizados pelo crime de tráfico de drogas. “A gente vai no Incra, vê no nome de quem está a terra e posteriormente essa pessoa é intimada. É indiciada do mesmo jeito e responde em liberdade”, completou Santoro.

Nas investigações, os policiais descobriram a presença de tubulações com água retirada do Rio São Francisco, utilizadas para irriga os plantios. Essa foi a terceira operação de erradicação de maconha feita pelo Polícia Federal em 2013. Somadas, as ações destruíram 719 mil pés da droga. A primeira aconteceu em abril e a segunda, em setembro. (G1)

Blog: O Povo com a Notícia