Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Renan encerra sessão com pedido de desculpas pelas inverdades contra Jango

SESSAO-SOLENE-JOAO-GOULART
A sessão solene do Congresso destinada a devolver simbolicamente o mandato presidencial a João Goulart (1919-1976) foi encerrada há pouco com o discurso do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). “Como presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, em nome da Instituição, peço desculpas pela inverdade patrocinada pelo Estado contra um ilustre brasileiro, um nacionalista, patriota, reformista e que, talvez, tenha conseguido reunir uma das melhores equipes de governo na história do Brasil”, afirmou.
João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, recebeu a réplica do diploma de presidente da República expedido pela Justiça eleitoral. O ato marca a devolução simbólica do mandato a Jango, deposto pelo golpe de Estado depôs de 1964 que deu início ao regime militar (1964-1985)
JOAO-GOULART
Participaram da solenidade os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na presidência dos trabalhos; da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); a presidente da República, Dilma Rousseff; o vice-presidente, Michel Temer, além de ministros e integrantes das Forças Armadas, entre outros. Da parte da família de João Goulart, está presente o filho, João Vicente Goulart.

Antes da sessão, Renan afirmou que esta sessão “é uma reparação histórica”. Para Henrique Eduardo Alves, “é com muita honra que a Câmara participa ao lado do Senado desse momento histórico. É um momento de resgatar direitos e a honra do presidente João Goulart”.
No dia 21 de novembro, por proposta dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), foi anulada a sessão de 2 de abril de 1964, na qual o então presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a Presidência da República, tornando possível o afastamento de João Goulart do poder.(Agência Senado).
Blog: O Povo com a Notícia