Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Maconha: 57% dos brasileiros apoiam a liberação para uso medicinal, diz pesquisa

A maconha já esta legalizada no Uruguai, país da América do Sul
A maconha já esta legalizada no Uruguai, país da América do Sul
A legalização da venda de maconha para fins medicinais é defendida por 57% dos brasileiros, segundo levantamento da empresa Expertise. Já o uso recreativo não tem apoio da população: apenas 19% dos entrevistados são favoráveis à liberação total da erva.
O apoio à venda da Cannabis sativa com receita médica acompanha a experiência de 21 estados norte-americanos que regulamentaram, recentemente, o comércio da substância nessas condições. Médicos defendem que a droga pode aliviar sintomas de diversas doenças, como Aids, câncer e esclerose múltipla.
Segundo a pesquisa, não existe mais o temor popular de que experimentar maconha uma vez condena o usuário ao vício. Entre os que responderam ao questionário, 26% disseram ter usado a erva pelo menos uma vez na vida, dos quais 83% não fumam mais. Apenas 4% deles – 1% do total – disse fazer uso diário da droga.
Há duas semanas, o Senado começou a discutir uma proposta de legalização total do consumo da maconha. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator da proposta, disse não ter “simpatia” nem “preconceito” a respeito da legalização, mas afirma que o Congresso não pode se negar a discutir o tema.
O levantamento da Expertise teve resultado mais liberal do que o apresentado por uma pesquisa do Datafolha em 2013, sobre o perfil ideológico da população, em que 83% avaliaram que o uso de drogas deve ser proibido, pois “prejudica toda a sociedade”.
Blog: O Povo com a Notícia