Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 12 de março de 2014

Deputados derrotam governo Dilma e Petrobras vai ser investigada

deputados
Por 267 votos a favor, 28 contrários e 15 abstenções, o plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira requerimento de criação de comissão externa para investigar denúncias contra a Petrobras na Holanda. O requerimento, apresentado pela oposição, ganhou o apoio de partidos da base que integram o chamado “blocão”. O governo e o PT tentaram, com manobras regimentais, impedir a votação do requerimento, mas não puderam evitar.

A comissão pretende acompanhar de perto a apuração sobre a suspeita de que a SBM Offshore, empresa holandesa, tenha pago propina à estatal brasileira. A SBM aluga plataformas flutuantes de gigantes do petróleo, como a Petrobras. Assim que o resultado foi anunciado, oposicionistas e aliados rebelados comemoraram. Deputados do PT e do PC do B lamentaram a decisão tomada no plenário.

- Foi uma iniciativa da oposição, e esses que se dizem base do governo se aproveitaram disso. Votaram na mesma linha de pressão que está sendo feita. É hora de equilíbrio, de sentar e refletir. Não se pode piorar mais do que está. O governo deve sentar e dialogar. Essa votação tem muito um quê de afronta ao governo – criticou o líder do PT, Vicentinho (SP).
O petista disse que deputados da bancada irão participar da comissão externa quando ela for efetivamente criada. Ele anunciou ainda a disposição de recorrer à Comissão de Constituição e Justiça contra decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de não acatar questão de ordem do PT. Nesse artifício, o PT alegava que regimentalmente a comissão não poderia ser criada, pois não havia convite do governo da Holanda para ir ao país, fazer a investigação. Henrique alegou que a questão de ordem teria de ter sido apresentada no início da discussão, há duas semanas.
- Aprovada, vamos participar da comissão e seremos a maior delegação – disse Vicentinho.
Atônita com a derrota, a deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC) comentou com colegas petistas:
- É um massacre ( referindo-se ao placar alto contra o governo). Parece quando a gente estava na oposição!
Os próximos alvos do grupo são a derrubada do Marco Civil da Internet, a convocação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, para prestar esclarecimentos sobre o programa Mais Médicos, e o convite para a presidente da Petrobras, Graça Foster, falar sobre as denúncias envolvendo a empresa. ( O Globo)

Blog: O Povo com a Notícia