Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 23 de março de 2014

Dez motivos que fazem de Real Madrid x Barcelona um jogo histórico

Todo clássico entre Real Madrid e Barcelona é especial por definição. Mas o duelo deste domingo, às 17 horas, pode ganhar proporções ainda maiores. O confronto tem tudo para ser um jogo histórico para as duas equipes e ficar marcado para sempre no rol dos grandes duelos entre madrilenhos e catalães.


Motivos para que a partida seja lembrada por muito tempo não faltam. O ESPN.com.br listou dez fatores que podem fazer o duelo um dos embates mais importantes da história do Clássico.

1) A Liga Espanhola em jogo
Restam dez rodadas, o Atlético de Madri também está na briga, mas o Clássico deste domingo é visto como a final do Campeonato Espanhol. "Jogaremos nosso último cartucho", disse Tata Martino, técnico do Barcelona, no sábado.
O clube catalão tem 66 pontos, contra 70 do Real Madrid; de olho no resultado, o Atlético soma 67. Qualquer resultado que não seja uma vitória, deixa o Barcelona muito distante do título - e coloca o Real em condição ainda mais privilegiada, já que os dois rivais se enfrentam na última rodada, no Camp Nou.
2) O recorde de Messi
Lionel Messi tem 18 gols marcados no Clássico. O argentino é, ao lado do lendário Alfredo di Stéfano, o jogador que mais vezes balançou as redes no duelo entre os dois gigantes.
Caso Messi faça um gol, ele se isolará como o maior goleador da história do conflito. Cristiano Ronaldo, com 12 gols, ocupa a sétima colocação na lista de artilheiros históricos do duelo.
Lista de maiores goleadores do Clássico:
1 - Alfredo di Stéfano (Real Madrid), 18 gols
1 - Lionel Messi (Barcelona), 18
3 - Raúl González (Real Madrid), 15
4 - César Rodríguez (Barcelona), 14
4 - Ferenc Puskas (Real Madrid), 14
4 - Francisco Gento (Real Madrid), 14
7 - Carlos Santillana (Real Madrid), 12
7 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid), 12
9 - José Samitier (Barcelona/Real Madrid), 10
9 - Juanito Gómez (Real Madrid), 10
9 - Hugo Sáncez (Real Madrid), 10
3) Ronaldo contra a lenda
Se Messi luta para tornar-se o maior artilheiro da história do Clássico, Cristiano Ronaldo também persegue uma marca individual no duelo deste domingo. Com os dois gols marcados na terça-feira, contra o Schalke 04, o português chegou a 242 com a camisa do Real Madrid.
O número fez Ronaldo igualar o lendário Ferenc Puskas, húngaro que foi um dos melhores jogadores do século passado. Com um gol a mais, Ronaldo se isolará como o quarto maior artilheiro da história do clube - com 236 partidas disputadas, ele é o único entre os cinco primeiros que tem média superior a um gol por partida (1,03).
Lista de goleadores históricos do Real Madrid:
1 - Raúl González, 323 gols
2 - Alfredo di Stéfano, 308
3 - Carlos Santillana, 290
4 - Ferenc Puskas, 242
4 - Cristiano Ronaldo, 242
4) Messi x Ronaldo, de novo
O duelo mais aguardado do futebol mundial chega à sua 21a edição neste domingo. Messi e Cristiano Ronaldo já se enfrentaram em 20 clássicos, e o argentino leva a melhor, com 9 vitórias, contra 5 do adversário - houve 6 empates.
No número de gols, contudo, os dois estão rigorosamente iguais. Nos duelos entre eles, cada um balançou as redes 12 vezes.
Para o duelo no Santiago Bernabéu, a dupla chega em alta: Messi marcou três gols contra o Osasuna, em sua aparição mais recente na Liga, e abriu o placar na vitória contra o Manchester City, pela Champions League.
Já Ronaldo vive uma sequência incrível de gols. Ele marcou 11 gols nos últimos sete jogos de que participou, em uma lista que inclui jogos da Liga, da Champions League, da Copa do Rei e um amistoso pela seleção de Portugal.
5) A chance de ouro para Neymar
Alvo de críticas da mídia e da desconfiança da torcida, o brasileiro Neymar deve ganhar uma chance no time titular do Barcelona para o Clássico. O treinador Tata Martino não confirma, mas deve levar a campo a mesma equipe que venceu o Manchester City no Camp Nou, pela Champions League.
Naquela partida, o treinador escalou Neymar e Messi mais soltos à frente, com o brasileiro caindo pela direita; Cesc Fábregas e Iniesta devem se revezar pela esquerda, com Busquets e Xavi completando o meio-campo.
Para Neymar, o duelo contra o Real Madrid guarda uma lembrança especial. Foi dele o gol que abriu o placar na vitória do Barcelona no primeiro turno, por 2 a 1, no Camp Nou. Aquele foi o último gol do brasileiro pelo Barcelona com Messi a seu lado em campo.
6) Martino na berlinda
Já em seu segundo Clássico à frente do Barcelona, o argentino Tata Martino enfrenta uma pressão gigantesca. Nos bastidores do clube, diz-se que ele não cumprirá até o fim o contrato de dois anos, assinado em julho passado.
Às vésperas do clássico, o treinador teve de responder mais uma vez a perguntas sobre sua permanência no comando da equipe. Uma derrota poderia complicar ainda mais a situação do rosarino - há quem diga que a permanência dele passe por um bom resultado no Clássico.
7) Clima de Copa do Mundo
A Copa do Mundo só começa daqui a 81 dias, mas o Clássico deste domingo é uma ótima oportunidade para ver em ação jogadores que estarão no Mundial. As duas equipes têm, juntas, nada menos que 27 atletas que devem estar no torneio, defendendo nove seleções.
Veja a lista:
Espanha, 12 - Victor Valdés (Barcelona), Iker Casillas (Real Madrid), Alvaro Arbeloa (Real Madrid), Gerard Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Jordi Alba (Barcelona), Sergio Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi Hernández (Barcelona), Andrés Iniesta (Barcelona), Cesc Fábregas (Barcelona), Pedro Rodriguez (Barcelona).
Brasil, 3 - Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Neymar (Barcelona)
Argentina, 3 - Javier Mascherano (Barcelona), Alvaro Di María (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona)
Portugal, 3 - Pepe (Real Madrid), Fabio Coentrão (Real Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
França, 2 - Raphael Varane (Real Madrid), Karim Benzema (Real Madrid)
Alemanha, 1 - Sami Khedira (Real Madrid)
Croácia, 1 - Luka Modric (Real Madrid)
Chile, 1 - Alexis Sanchez (Barcelona)
Camarões, 1 - Alex Song (Barcelona)
8) Todas as estrelas em campo
Real Madrid e Barcelona chegam praticamente inteiros ao Clássico deste domingo. O clube da capital espanhola tem como grande baixa entre os titulares o lateral Arbeloa; Khedira e Jesé também estão no departamento médico, mas nenhum deles estava na equipe inicial que Carlo Ancelotti tem usado com mais frequência. Karim Benzema chegou a ser dúvida, mas volta ao time
No Barcelona, os lecionados da vez são Carles Puyol, Isaac Cuenca e Jonathan dos Santos. O capitão já é mais titular e tem passado grande parte da temporada fora; os outros dois são reservas muito pouco utilizados.
Mas os principais jogadores das duas equipes estarão todos em campo. O Real de Carlo Ancelotti deve começar a partida com Diego López; Carvajal, Sergio Ramos, Pepe e Marcelo; Xabi Alonso, Modric e Di María; Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema.
Já o provável Barcelona de Tata Martino tem Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi, Fábregas e Iniesta; Neymar e Messi.
9) Reis das assistências
Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os goleadores de Real Madrid e Barcelona nas últimas temporadas. Mas, nesta edição da Liga, eles ganharam a ajuda de dois especialistas no passe. Cesc Fábregas e Gareth Bale brigam pela liderança do ranking de assistências da competição.
O catalão é o jogador que mais passes para gols deu até agora no campeonato - foram 12, além de 45 ocasiões de gols criadas em jogadas iniciadas por ele. Bale, que chegou ao Real Madrid como o jogador mais caro da história, com um custo de quase 100 milhões de euros, deu 11 passes para gol e criou 27 chances.
O vencedor do Clássico passa, é claro, pela genialidade de Messi e Ronaldo. Mas também pode ter muito da eficiência de Fábregas e Bale.
10) Um duelo para mudar a temporada
O Clássico deste domingo deve decidir muito do estado de ânimos de Real Madrid e Barcelona para o fim da temporada. Quem vencer o confronto - se houver um vencedor - vai com moral para a fase de quartas de final da Champions League. O Barcelona encara o Atlético de Madri, e o Real mede forças contra o Borussia Dortmund.
Além disso, o próximo Clássico já está marcado: no dia 16 de abril, no estádio Mestalla, em Valencia, as duas maiores equipes da Espanha voltam a duelar por um título após quase dois anos; o último confronto foi na decisão da Supecopa de 2011-12.
Não bastasse a decisão, Real Madrid e Barcelona ainda podem se encontrar na fase semifinal da Champions League. As chances disso acontecer, caso ambas confirmem o favoritismo nas quartas de final, é de 33%. (msn)

Blog: O Povo com a Notícia