Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 17 de março de 2014

O exército governista


Um dos grandes diferenciais do candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, em relação ao candidato da oposição, Armando Monteiro Neto (PTB), é o exército de prefeitos engajados. Dos 184 gestores, mais de 150 devem trabalhar pela eleição do socialista.  

São prefeitos do PSB e dos mais diversos partidos da Frente Popular que foram contemplados de uma forma ou de outra pelo governador. A mais espetacular jogada de Eduardo foi a criação do FEM, o Fundo Estadual de Apoio aos Municípios, cuja segunda edição será anunciada, hoje, durante o congresso estadual da Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco.

Por este fundo, calculado entre R$ 230 a 250 milhões, o dinheiro azul e branco do Estado jorra nos cofres das prefeituras sem burocracia. Cada município recebe o correspondente a uma parcela do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, este gerido e alimentado pela União.

Como o Estado não é rico e, portanto, não tem tanto dinheiro assim, o governador dividiu a fatia de cada município em quatro parcelas e a única exigência aos prefeitos é apresentar os projetos para carimbar os devidos recursos.

Foi o primeiro FEM, lançado no início do ano passado, quando Eduardo colocou sua campanha presidencial nas ruas e rompeu com Dilma, a salvação da lavoura de muitas prefeituras quebradas.

Prefeitos que não tinham dinheiro sequer para calçar ruas endeusaram o governador e, hoje, estarão novamente juntos para comemorar a segunda etapa do fundo. E, naturalmente, quem dá com uma mão quer receber com a outra.

O que Eduardo espera, na verdade, é a “solidariedade” desse contingente enorme de prefeitos para emplacar o seu sucessor no Palácio do Campo das Princesas. (Blog Pajeú da Gente)

Blog: O Povo com a Notícia