Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 1 de março de 2014

O Instituto Agronômico de Pernambuco realiza trabalho com sementes e mudas em Floresta-PE

A equipe do escritório municipal do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco em Floresta vem nos últimos cinco anos com a colaboração de alguns agricultores do município, colhendo sementes de plantas nativas, exóticas, frutíferas, essências florais, forrageiras e para formação de bancos de proteína, caso da leucena, produzindo mudas e distribuindo as mesmas junto a famílias rurais. O trabalho é realizado ainda em quantidade limitada, uma vez que mensalmente são distribuídas apenas cerca de 50 mudas, porém a atividade vem adquirindo tanta importância que já se pensa em ampliá-la. São trabalhadas cerca de 30 espécies, entre elas a manga, cajarana, umburana de cheiro, Flor de mel, tamarindo, acerola, limão, caju, mamão, umbu, oiti e nesta ultima semana conseguiram fazer germinar utilizando medo de quebra de dormência uma muda de jatobá, em cerca de oito dias. A atividade é maximizada uma vez que vem sendo também a limpeza e distribuição se sementes dessas plantas e um número bem maior de mudas são produzidas pelos agricultores em suas propriedades.
Iniciativas dessa natureza são de grande importância uma vez que nossos agricultores normalmente realizam o plantio dessas mudas próximo as suas residências para aproveitarem as sombras e às margens dos rios e riachos o que colabora com a recomposição das matas ciliares. 
Parabéns mais vez equipe do Escritório Municipal do IPA em Floresta por mais esta importante iniciativa em Favor do nosso pequeno agricultor familiar e por sua colaboração na preservação do meio ambiente.

Tito Antonio Ferraz Jota.
Supervisor de Extensão Rural IPA
Gerência Regional Serra Talhada - PE

Blog: O Povo com a Notícia