Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 25 de março de 2014

Polícia simula ações antiterrorismo para a Copa do Mundo

Cerca de 120 homens da Polícia Militar, Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) e do Corpo de Bombeiros participaram, na manhã desta terça-feira (25), da primeira simulação das ações de segurança pública que podem ser utilizadas durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil.
O treinamento aconteceu no Hotel Transamérica, região sul da capital, onde foram simuladas três possíveis ocorrências de ataques terroristas. A primeira demonstração envolveu uma situação de ataque com armas químicas.
O major da PM Luciano Souza explicou como ocorre a descontaminação por QBRN (produto químico, biológico, radioativo ou nuclear). 
— Estamos simulando uma situação hipotética na qual pessoas tenham sido muito ou pouco contaminadas com QBRN. Na ocorrência com baixa quantidade de contaminação, as vítimas tiram a roupa e passam por uma espécie de esguicho de água, como se fosse um chuveiro.
Na segunda simulação desta manhã, o GATE explodiu um artefato hipoteticamente desconhecido. Na operação, foi utilizado um robô americano que custa cerca de R$ 200 mil, de acordo com o Tenente do GATE, Fernando Serio.  A máquina mede 1,60 m e pesa 20 kg. Composta por quatro câmeras — que gravam áudio, filmam, fotografam e tiram raio-x — é possível levantar 15 kg e arrastar 30 kg.
O profissional que se aproxima do artefato veste uma roupa especial, de custo também aproximado de R$ 200 mil, importada do Canadá. O GATE tem três dessas.
Na terceira ação, a PM simulou o resgate de vítimas. Esta situação envolve homens do GATE, cuja ação estratégica é específica para cada ocasião e local. Na simulação desta terça-feira, as vítimas foram escoltadas e receberam os primeiros socorros na viatura do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Tente Coronel Mauro Lopes, a PM já se preparou para o evento e agora é hora de “refinar” a preparação com os simulados. Ainda há a previsão de mais dois antes do megaevento esportivo. 

— O que fizemos hoje foi o refinamento de uma longa operação que a PM vem preparando desde que a Copa foi anunciada no nosso País e que São Paulo seria uma das 12 sedes. A preparação vem de longo prazo inclusive com visitas à África do Sul. Isso rendeu, principalmente, a decisão de a PM de criar uma unidade própria chamada Comando de Policiamento Copa.

Para o coronel, a duração do primeiro exercício foi “satisfatória”


Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: R7