Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 31 de março de 2014

TRE estende prazo para recadastramento biométrico até 7 de maio

 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Diante do caos ocorrido no último sábado (29) e na manhã desta segunda-feira (31), com milhares de eleitores se amontoando nos postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Recife para fazer o recadastramento biométrico, o presidente do órgão em Pernambuco, José Fernandes, informou que o prazo foi estendido até o dia 7 de maio. Com a decisão, o cidadão não corre o risco de perder o título. Para revalidar o documento, entretanto, terá que procurar um cartório eleitoral para, em seguida, agendar por telefone ou internet o recadastramento biométrico. No último sábado, os pontos de atendimento funcionaram em sistema de plantão. O TRE registrou a marca de 1.004.000 eleitores recadastrados. Mesmo assim, ainda restam cerca de 450 mil eleitores a serem registrados.
A decisão de estender o prazo foi tomada por causa das longas filas e da certeza de que os postos do TRE não iriam atender todo mundo até o fim do dia. “Tem muita gente aqui, as filas estão dando voltas. Não tem como atender todo mundo. Por conta disso, precisamos informar ao eleitor que está na fila que ele deve voltar para casa. Quem está pensando em vir hoje, não venha mais. Não temos como atender todo mundo. Quem não fez o recadastramento até hoje pode fazer até o dia 7. Apenas o caminho vai ser um pouco mais longo, já que, primeiro, o eleitor terá que ir a um cartório eleitoral para revalidar o título e, em seguida, agendar o recadastramento. Isso pode ser feito até o dia 7 de maio”, explicou José Fernandes.

No início, José Fernandes preferiu não usar o termo “estender”, mas acabou confessando depois. “Estamos estendendo. O prazo nacional acaba hoje, mas o eleitor ainda pode fazer o recadastramento até o dia 7 de maio. Esse será o prazo final. Não temos como atender todo mundo até hoje”, completou.
De acordo com José Fernandes, 9 mil pessoas estão agendadas para realizar o procedimento nesta segunda-feira. Além disso, outras 3 mil pessoas poderão recadastrar através de fichas distribuídas nos pontos. O problema é que as pessoas não agendadas superam e muito a capacidade de atendimento do TRE. Muita gente está na fila a mais de três horas e ainda não tem previsão de atendimento.(JC)
Blog: O Povo com a Notícia