Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Greve da PM: Clima de medo paira sobre Juazeiro


Apesar de Salvador ter sido a principal fonte de boatos e de casos reais de violência registrados desde a deflagração da paralisação de policiais militares e bombeiros, o medo da violência também se instalou no Interior. A greve foi deflagrada na noite de terça (15), depois que a categoria não aceitou a proposta de reformulação da PM apresentada pelo governo estadual.
A cidade de Juazeiro, assim como diversas outras cidades do Estado da Bahia, está em clima de tensão, depois da confirmação da paralisação por tempo indeterminado da Polícia Militar. Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16), PMs de Juazeiro e cidades circunvizinhas estão recolhidos em seus respectivos Batalhões. Em Juazeiro, no entanto, a categoria se reuniu no Clube de Cabos e Soldados e encontra-se em reunião a portas fechadas.
Se antes já existia um clima de medo e insegurança, visto que nessa época do ano costuma-se haver muitos furtos e roubos, agora a população está ainda mais assustada. Todos estão preocupados, principalmente os comerciantes. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, em comunicado enviado à imprensa, “ressalta a necessidade de cada lojista ter atenção redobrada na segurança de sua loja e funcionários e na proteção de seu patrimônio”.
Mesmo com pouca movimentação, as lojas do Centro estão funcionando normalmente nesta quarta. Mas já surgiram diversos boatos de arrastões, o que não foi confirmado.

Bancos
Algumas agências bancárias de Juazeiro não estão funcionando hoje, enquanto outras mudaram a forma de atendimento. A Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Santander não abriram as portas. Já o Banco do Brasil, visando um atendimento mais seguro e confortável, está atendendo apenas três clientes por vez. A agência do Itaú está funcionando normalmente.
Tropas federais
Ainda na noite de terça-feira, o Governo da Bahia anunciou que estava tomando todas as providências para manter a segurança da população, com a solicitação da garantia da lei e da ordem e a convocação das tropas federais. A presidente Dilma Rousseff autorizou o envio da Força Nacional de Segurança e do Exército para reforçar a segurança pública na Bahia. As tropas devem chegar às 17 h desta quarta.
Justiça considera ilegal
A justiça decretou a ilegalidade da greve da PM nesta quarta-feira. De acordo com a liminar do desembargador plantonista Roberto Maynard Frank, todo o efetivo deve voltar imediatamente às atividades para garantir a segurança na Bahia. O desembargador também determina que o governador Jaques Wagner realize, de imediato, um plano de contingenciamento da segurança pública do estado. A liminar atende o pedido formulado pelo procurador-geral de Justiça, Márcio José Cordeiro Fahel, do Ministério Público do Estado (MP).
Blog: O Povo com  Notícia