Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 1 de abril de 2014

JATI-CE: Operários voltam a parar obras da Transposição do São Francisco


A obra de Transposição das Águas do Rio de São Francisco voltou a sofrer paralisação no Ceará, duas semanas após o fim da greve dos operários e uma semana após a visita do ministro da Integração, Francisco Teixeira, ao local de obra.

A paralisação ocorreu no Lote 5 da obra, na cidade de Jati, na região Cariri. Os operários fazem nova reivindicação salarial, de 10%. O trecho paralisado tem 20 quilômetros de extensão. A empresa responsável pela obra, Serveng Engenharia, informou que não iria se pronunciar sobre o assunto. O Ministério da Integração Nacional afirma que cobrar uma solução rápida.

O eixo norte da Transposição, que vai trazer água ao Ceará, está com 22% concluído, enquanto o eixo leste, que vai irrigar Rio Grande do Norte, está em 80%, segundo o Ministério da Integração. Pelo cronograma original da obra, cidades do interior do Ceará já deveriam estar recebendo água do São Francisco. A previsão para concluir as obras da transposição do rio São Francisco está mantida para o final de 2015

A transposição das águas do São Francisco desvia o curso de água do rio em Pernambuco para a Bahia, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. De acordo com o governo federal, 12 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com o abastecimento de água com a conclusão da obra. A transposição começou em 2007, avaliada em R$ 7 bilhões. Atualmente trabalham 8.700 honens na obra. De acordo com o Ministério da Integração, houve diferenças entre os contratos e a “realidade da obra” que levaram ao corte de gastos. (Diário do Nordeste/ Portal OKariri)

Blog: O Povo com a Notícia