Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Políticos lamentam falecimento de Ariano Suassuna

Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Após a divulgação da morte de Ariano Suassuna, vários políticos de Pernambuco lamentaram o falecimento do escritor e dramaturgo. Confira alguns depoimentos:

Paulo Câmara (PSB), candidato ao Governo do Estado
“O Brasil perde muito com a morte do mestre Ariano que tanto contribuiu com a cultura, defensor intransigente das nossas raízes, e que no campo político sempre esteve junto com as forças populares com Pelópidas Silveira, Miguel Arraes e Eduardo Campos. Isso é uma perda irreparável para todos nós”.
Raul Henry (PMDB), deputado federal 
“Eu acho que Ariano era a maior expressão da cultura nordestina e brasileira. Vejo na obra dele a criação de uma nova estética. Só quem consegue isso são os gênios da arte”, afirmou o parlamentar, completando que a obra de Ariano representa uma síntese entre o erudito e o popular.
Jarbas Vasconcelos (PMDB), senador
“Ariano Suassuna deixará uma lacuna irreparável na cultura brasileira, não apenas por sua ampla e diversificada contribuição à literatura, ao teatro, às artes plásticas, mas por sua defesa apaixonada da arte popular, das raízes da formação histórica e cultural do nosso povo. Ficamos também sem uma grande figura humana. Um mestre na mais completa acepção da palavra.
Geraldo Julio (PSB), prefeito do Recife
Um dos momentos mais emocionantes para mim foi quando encontrei Ariano no aeroporto, não lembro se no do Recife ou no de Brasília. Ele conversou sobre a minha primeira eleição para prefeito do Recife e fez questão de cantar todinho o meu jingle. Foi de arrepiar. Esse era Ariano Suassuna. Vai deixar saudades”.
“Ariano foi além das palavras. Será, para sempre, um mestre que nos deixa lições de vida, uma aula repleta de bons exemplos, dignidade e respeito ao próximo. Mais que talento único, tinha uma genialidade criativa generosamente colocada à disposição da humanidade. Sua identidade com a nossa cidade, que o acolheu e que ele adotou, criou uma relação eternizada em sentimentos e na sua arte, engajada, que encanta e ensina”, declarou o prefeito.
João Paulo (PT), deputado federal 
“Com a morte de Ariano Suassuna, a cultura nordestina e brasileira perde um dos maiores nomes da literatura e das artes em geral. Perde um lutador pelo resgate e valorização da nossa cultura. Mais que qualquer outro escritor, Ariano foi capaz de ser universal a partir de seu universo regional. Foi erudito, foi popular. Dos momentos de convivência com Ariano, só guardo alegria, bom humor e grandes ensinamentos”.
Humberto Costa (PT), senador 
“Ele foi, sem dúvida, um dos mais autênticos artistas e escritores que nós já tivemos. Além de ser uma pessoa humana encantadora, era um homem de bem com a vida. Para todos nós, é muito triste viver esse momento. Ele que era o paraibano mais pernambucano que se poderia conhecer. Acho que o Brasil todo hoje chora essa perda porque Ariano representava uma grande unanimidade no nosso país”.
O parlamentar ressaltou que o escritor também sempre foi uma pessoa com posições políticas firmes e que era próximo da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. “Ele desenvolveu com os dois uma relação de enorme proximidade. Ambos tinham a maior admiração possível por ele. Se tiverem condições, acredito até que Dilma e Lula deverão estar no sepultamento para prestar uma última homenagem a esse que, sem dúvida, é um ícone da nossa cultura”, afirmou.
Dilma Rousseff (PT), presidente da República
“O Brasil perdeu hoje uma grande referência cultural. Escritor, dramaturgo e poeta, Ariano Suassuna foi capaz de traduzir a alma, a tradição e as contradições nordestinas em livros como Auto da Compadecida e Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. A obra de Suassuna é essencial para a compreensão do Brasil.
Guardo comigo ótimas recordações de nossos encontros e das suas histórias.
Aos familiares, amigos e leitores, meus sentimentos neste momento de perda.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”
Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato a senador
“Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ariano Suassuna, um dos maiores expoentes da literatura mundial. Sertanejo, Ariano sempre foi um grande exemplo para todos nós, de luta, dedicação e fé. Trabalhamos juntos pela primeira vez no governo do saudoso Miguel Arraes e aprendi muito com ambos. Ariano era um homem engajado no campo da política e tantas vezes militamos juntos. Em 2006, quando poucos acreditavam na vitória da Frente Popular, era ele que nos animava, nos entusiasmava. Hoje perdemos um patrimônio cultural. Um amigo e alguém que, mesmo sendo erudito, conhecia como poucos a linguagem popular. Que Deus possa confortar os familiares e os milhares de admiradores que ele conquistou mundo afora”.
José Queiroz (PDT), prefeito de Caruaru
O prefeito José Queiroz, expressando o sentimento de Caruaru, lamenta o falecimento do dramaturgo, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna, defensor incansável e entusiasta da cultura popular nordestina.
Que a família enlutada, o povo pernambucano e os inúmeros admiradores do grande artista se sintam confortados, embora saudosos. Ariano nos deixa um legado de valor criativo transcendental e autêntico em suas raízes. Um verdadeiro passaporte para um lugar privilegiado na eternidade.
Jorge Côrte Real (PTB), deputado federal 
“O Brasil perde, Pernambuco perde, todos nós perdemos com a morte do escritor Ariano Suassuna, o mais pernambucano dos paraibanos que conhecemos. O seu legado para a cultura ficará por todas as gerações, com belas obras e, nos últimos anos, compartilhando conhecimento de uma maneira alegre e, sobretudo, fortalecendo as raízes nordestinas, por meio de suas aulas-espetáculos. Onde quer que esteja, obrigado, Ariano!”.
Izaías Régis (PTB), prefeito de Garanhuns
“Recebemos com grande pesar a notícia da morte do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Uma grande perda para a cultura e a literatura brasileira. Na última sexta-feira, o paraibano mais pernambucano que já vimos, fez uma belíssima aula espetáculo em nosso Teatro Luís Souto Dourado, no Centro Cultural Alfredo Leite e como sempre encantou a todos.
Numa triste coincidência, Ariano se foi no mesmo dia que no ano passado sofríamos com a perda do Mestre Dominguinhos, em pleno Festival de Inverno de Garanhuns. Dois grandes artistas que levaram a cultura popular e as histórias do Nordeste para o mundo, um por meio da música e outro por meio da literatura.
Em Garanhuns, iremos decretar o luto oficial de três dias pela morte do grande Ariano Suassuna e externamos à família e aos amigos os nossos sinceros sentimentos”.
Raquel Lyra (PSB), deputada estadual
“Pernambuco, a literatura e a cultura brasileira, principalmente a nordestina, perde um grande nome com a morte do mestre Ariano Suassuna. Ariano, que era paraibano, mas que tinha Pernambuco em seu coração, também era presidente de Honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e sempre nos presenteou com seus ensinamentos de um “realista esperançoso”. Neste momento de dor, presto minha solidariedade aos familiares, amigos e admiradores da obra e da pessoa que foi esse grande mestre”.
Lula e dona Marisa Letícia
“É imensa a tristeza de receber a notícia de que um amigo tão querido como Ariano Suassuna nos deixou. Este paraibano de língua afiada, alma solidária, escrita ao mesmo tempo simples e profunda sempre nos honrou com sua amizade.
Ariano fez muito pelo povo brasileiro através de suas palavras, sabedoria popular e compromisso político. Um escritor premiado e reconhecido, que nunca se esqueceu que era um homem do povo. Cresceu no sertão do nordeste e traduziu tantas vezes em seus textos as alegrias e os sofrimentos dos brasileiros.
Ariano representou com coerência e grandeza a cultura do nordeste e do país.
Com enorme tristeza, me solidarizo com seus familiares, amigos e admiradores.
Como escritor e como militante das causas populares, Suassuna continuará vivo em nossos corações. Dona Marisa Letícia e Luiz Inácio Lula da Silva” (Blog da Folha)
Blog: O Povo com a Notícia