Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pernambucano assume nesta segunda a presidência do STJ

Francisco Falcão - Foto Agencia Brasil
Pernambucano do Recife, o ministro Francisco Falcão, de 62 anos de idade, assumirá nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, a presidência do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Ele é filho do ex-ministro do STF, Djacy Falcão, já falecido, e ocupou até a última terça-feira o poderoso cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça, onde deu continuidade às ações de sua antecessora, Eliana Calmon, que antecipou o pedido de aposentadoria para disputar a vaga do Senado pelo Estado da Bahia. Ela é do PSB.
No lugar de Falcão na Corregedoria do STJ, assumiu a na última terça-feira, dia 26, a ministra (gaúcha) Nancy Andrighi, que é a primeira corregedora vinda da justiça estadual.

Ao empossá-la, o novo presidente do STF e do CNJ, ministro Ricardo Lewandoesky, disse o seguinte:
“Aliando firmeza com brandura, eficiência com segurança, rigor com discrição, a ministra saberá, acima de tudo, respeitar a dignidade intrínseca daqueles que serão objeto da sua atividade correcional, honrando assim as melhores tradições da magistratura brasileira no cumprimento da desafiadora missão que terá pela frente”.
O cargo de corregedor nacional de Justiça é ocupado apenas por ministros do STJ. Nancy Andrighi foi eleita em sessão do Pleno do Tribunal ocorrida no último dia 27 de maio e aprovada pelo plenário do Senado Federal em 16 de julho.
Falcão foi quem conduziu a ministra à tribuna onde ela assinou seu termo de posse. Ao deixar o cargo, ele falou da honra de ter integrado o CNJ e do convívio proveitoso com os conselheiros e presidentes que ocuparam o órgão durante sua gestão, ressaltando que a atividade foi enriquecedora para a sua jornada de magistrado.
Além dos ministros Francisco Falcão e Nancy Andrighi, já ocuparam o cargo de corregedor do CNJ os ministros Pádua Ribeiro, Cesar Rocha, Gilson Dipp e Eliana Calmon.
A nova corregedora do CNJ nasceu em Soledade (RS). Começou a carreira como juíza de direito no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, foi desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e nomeada para o STJ em 1999.
Em 2011, assumiu a corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde exerceu o cargo até 2013.(Inaldo Sampaio)
Blog: O Povo com a Notícia