Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PT lidera ranking de Disque Denúncia Eleitoral

O PT lidera as denúncias feitas por eleitores ao Disque Denúncia Eleitoral (DDE), tanto em São Paulo quanto na soma dos outros estados. Em território paulista, o PSDB aparece em segundo lugar no ranking de reclamações, enquanto PTB, PV e PR empatam em terceiro. Excluindo São Paulo e levando em consideração apenas os outros Estados que originaram denúncias, o PT é seguido por PSB, PMDB e PSDB.

Os dados foram fornecidos nesta sexta-feira, 12, pelo DDE e se referem ao período entre 5 de agosto - quando o serviço entrou em operação - e 10 de setembro. O DDE realizou um total de 461 atendimentos e encaminhou 104 denúncias à Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo.

Das irregularidades denunciadas, 75% se referem a propaganda irregular, principalmente por meio de cavaletes e placas. Outras denúncias envolvem compra de voto, uso da máquina pública e uso indevido da mídia. São Paulo é o Estado com mais atendimentos (52%), seguido de Minas Gerais (22%) e Paraná (9%).

O DDE está em sua quinta edição e recebeu mais de 4 mil denúncias nas eleições municipais de 2012. A expectativa inicial para este ano é de que 10 mil denúncias sejam feitas. O serviço, coordenado pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), faz uma triagem inicial dos chamados - feitos de forma anônima - antes de encaminhá-los à Procuradoria e o cidadão pode acompanhar o processo com um número de protocolo.

O horário de atendimento do Disque Denúncia é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h30 às 14h. Os telefones são 4003-0278 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 881 0278 para demais regiões.

Blog: O Povo com a Notícia